quinta-feira, 24 de maio de 2012

Posto de saúde da Família da Granja Florestal vai reabrir em 15 dias úteis

Hélio Nicolay é morador local e organizou
um abaixo-assinado que foi entregue
na Prefeitura

Em visita ao PSF da Granja Florestal na manhã desta quarta-feira, 23, o Prefeito Arlei determinou que todas as providências sejam tomadas para a reabertura da unidade no mês de junho. Acompanharam a visita os secretários municipais Carlos Otávio de Sant’Anna (Saúde), Roberto Silva (Meio Ambiente e Defesa Civil), Denílson Moraes (Obras e Serviços Públicos) e o Subsecretário Tião Correa (Parques e Jardins), além dos vereadores Dr. Carlão e Ademir Enfermeiro.
Interditado preventivamente pela Defesa Civil desde a tragédia climática de janeiro de 2011, a unidade foi desinterditada nesta quarta, após vistoria técnica que determinou a realização de intervenções no terreno da unidade, como a retirada de terra acumulada e a canalização de água na encosta localizada a cerca de 20 metros de distância do prédio onde funciona o posto. “

A revitalização do PSF inclui reparos nas janelas, grades e piso, colocação de divisórias, reparos hidráulicos e elétricos e pintura, entre outros. Todo o trabalho está a cargo das equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Subsecretaria de Parques e Jardins. “O Prefeito determinou e quer dar uma resposta o mais breve possível para a comunidade. Todos estão empenhados em resolver tudo para que em quinze dias úteis o posto esteja funcionando e servindo os moradores. Essa é a determinação do Prefeito Arlei”, pontuou o Subsecretário Tião Correa.
Prefeito Arlei Rosa, Coronel Roberto Silva e
Tião Correa.
O Secretário de Saúde garantiu que o PSF da Granja Florestal voltará a funcionar com todos os atendimentos prestados antes da interdição. “As atividades serão retomadas, com todos os serviços que a unidade oferecia anteriormente, como atendimento de gestantes e crianças, puericultura, curativos, vacinação, todos os serviços de apoio da equipe de enfermagem e dos agentes comunitários de saúde”, assegurou, informando que a Secretaria de Saúde busca a contratação de um clínico geral para atendimento médico na unidade. “O equipamento necessário para a montagem da unidade de saúde e toda a mobília já estão comprados”, adiantou Carlos Otávio.
O Vereador Dr. Carlão enalteceu a determinação do Prefeito Arlei para a reativação em junho do posto de saúde. “As comunidades dessa região foram bastante prejudicadas pela catástrofe de 2011, com muitas perdas, inclusive a do PSF. É vital a reabertura desse posto de saúde, para que volte a atender a população com medicamentos, consultas médicas e controle de diabetes e de hipertensão arterial”, assinalou.
Vereadores Carlão e Ademir enfermeiro 
Autor de um abaixo-assinado pedindo a reabertura do PSF da Granja Florestal, o morador Hélio Nicolay aprovou a atuação do Poder Público. “Protocolamos o abaixo-assinado há duas semanas na Secretaria de Saúde e fomos atendidos. Sinal de que a administração ouve e atende as necessidades da população. O exemplo está aqui”, disse Hélio.
O posto atende moradores da Granja Florestal, Posse, Campo Grande, Salaco, Salaquinho, Cascata do Imbuí e Dente de Ouro. A equipe é formada por profissionais qualificados, entre médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes de saúde e recepcionista. O prédio é composto por farmácia, recepção, sala de espera, banheiros, sala de ginecologia, consultórios médicos, salas de cuidados básicos e de curativos e sala de vacina e esterilização.