quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Agenda 21 se prepara para entregar a Prefeitura de Teresópolis o relatório final dos trabalhos.

Leandro Coutinho, coordenador do Fórum da Agenda 21, com os representantes da Petrobras Ana Paula Costa e Daniel Capello: apresentação de projetos e anúncio de apoio para tirar do papel as propostas de desenvolvimento socioeconômico 

Realizada no final da tarde desta quarta-feira, 8, no auditório da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), na Várzea, reunião com integrantes do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis e representantes da Petrobras. Em pauta, a apresentação dos projetos sociais que serão financiados pela empresa nos 14 municípios da região de influência do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), em Itaboraí. Cópias serão entregues ao Prefeito Arlei.
Projetos
Entre as iniciativas apresentadas estão o Mova Brasil, de alfabetização de jovens e adultos; o Convivência Positiva, de fortalecimento da autoestima e inserção na sociedade dos portadores do vírus HIV; o Cata Sonhos, de aproveitamento do lixo reciclável recolhido por cooperativas e sua transformação em artesanato; o de Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos; o Profissões do Futuro, que estimula a capacitação dos jovens em cursos técnicos de nível médio, especialmente nas áreas de petróleo e gás; e o Promotores da Vida, de capacitação profissionalizante de adolescentes, jovens e adultos nas áreas de saúde e meio ambiente.
Agenda 21 Local
Com 40 capítulos e 154 páginas, a Agenda 21 de Teresópolis traz o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS), dividido nos seguintes tópicos: Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 21; A Agenda 21 na área do Comperj; O município (história e processo de construção da agenda); Ordem Ambiental; Ordem Física; Ordem Social; Ordem Econômica; Meios de Implantação; e Ações da Petrobras na região. Cada proposta aponta possíveis parceiros e fontes de financiamento. O material também possui fotos, mapas e gráficos para ilustrar as informações.
Entre as propostas de Ordem Ambiental está a promoção da sustentabilidade dos recursos naturais, através de Estudos Técnicos (mapeamento dos recursos naturais do município). As ações de Ordem Física contemplam habitação, saneamento, mobilidade e transporte e segurança. Educação, Cultura, Saúde, Esporte e Lazer estão na Ordem Social do PLDS. Com relação à Ordem Econômica, há propostas visando a geração de trabalho, renda e inclusão social, agricultura, indústria e comércio e turismo.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário