Funcionários da Prefeitura e integrantes do Nudec fazem a limpeza da faixa marginal do rio, no Rosário |
As palestras de educação ambiental são fundamentais para formação de hábitos saudáveis em relação ao meio-ambiente |
A ação foi coordenada pelo Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, e contou com a atuação dos funcionários da Secretária de Obras e Serviços Públicos e integrantes do Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil) do Rosário, voluntários que integram o programa de apoio em situações de emergência.
Além da limpeza, a ação consistiu no replantio de mudas de árvores na faixa marginal de proteção do rio para recompor o local. A intervenção melhorou as condições de vazão do rio e garantiu a limpeza e a sua preservação. Homens trabalharam durante todo o sábado retirando o mato alto e a sujeira que ao longo dos anos se acumularam causando prejuízos ao meio ambiente. A limpeza do rio, que ocorre de forma manual, vai melhorar a qualidade de vida dos moradores, principalmente das pessoas que moram em suas margens.
De acordo com o Secretário Cel. Roberto Silva, a ação, que começou no último sábado, 21, em comemoração ao ‘Dia Nacional de Limpeza do Rio’, é preventiva e tem por finalidade evitar inundações e alagamentos, tão comuns nessa época do ano quando acontecem intensas chuvas de verão.
Ele explicou que a grande quantidade de lixo e terra encontrada no leito fez com que o rio se tornasse mais estreito, impedindo o escoamento das águas. Para acabar com o problema, a Prefeitura retirou todo o excesso de terra, lixo e vegetação que retinha o fluxo e vem fazendo um trabalho de conscientização de prevenção de desastres e de doenças.
Além dos fatores naturais que exigem o trabalho de manutenção da Prefeitura, o Secretário explicou que o apoio dos moradores é fundamental para evitar que problemas como o acúmulo de lixo, um dos principais responsáveis pelo assoreamento dos leitos e consequentemente pelas inundações.
"A Prefeitura tem feito um trabalho intenso para limpar os rios da cidade, mas precisamos que os moradores sejam nossos parceiros e façam a sua parte evitando jogar lixo ou outros objetos nos rios ou em locais inapropriados, para que possamos evitar inundações ou problemas ainda maiores", comentou o Secretário, lembrando que a coleta de lixo é feita regularmente em todo o município.
Educação Ambiental
Outra atividade realizada, no local, pela Prefeitura foi a palestra de educação ambiental ministrada pelo Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ten. Cel. Bombeiro André Mello. “Através desse trabalho, estamos tentando motivar a população a reciclar e evitar jogar o lixo nas ruas e nos rios. Acreditamos que através da informação a ideia da reciclagem seja disseminada na comunidade e consequentemente diminua a quantidade de lixo”, explicou André.
Para a professora Ana Maria Rodrigues, moradora da comunidade do Rosário, as palestras são de grande importância para a população. “As pessoas precisam se conscientizar de suas obrigações e responsabilidades com o meio ambiente. Também aprendemos hoje como devemos agir no caso da coleta do lixo reciclado, como fazer e onde depositar. Virei a todas as palestras”, promete.
As palestras de educação ambiental terão continuidade durante a semana e, através do Nudec, o trabalho de conscientização prosseguirá com a distribuição de panfletos.
Falta indicar o nome do rio em questão e saber se é possível contatar ou não a prefeitura para remoção gratuita de objetos fora de uso.
ResponderExcluirObrigada.