Impressionante a velocidade com que elas fazem as tranças. |
Mostrar um novo olhar sobre a cultura afro-brasileira. Com esse objetivo, a ONG Estimativa trouxe para Teresópolis, no último sábado, 21, a Caravana Trançando Ideias com Zumbi dos Palmares, que desde 2006 realiza o trabalho de valorização da história da beleza das tranças. Este trabalho vai além do penteado e une reflexão sobre cidadania, diversidade cultural e étnica. Por onde passa o projeto mobiliza o público com uma animada e divertida gincana sobre a vida de Zumbi dos Palmares.
“Nossa finalidade é promover uma maior visualização na cultura afro-brasileira, valorizando a autoestima da população negra. Através do projeto, conseguimos não só trançar cabelos, mas também ideias e informações”, disse Jana Guinnot, coordenadora executiva da Estimativa, que destacou a vinda da Caravana à Teresópolis. “Atuamos em parceria com o Mocabte (Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis) há três anos, o que nos permite divulgar a cultura afro, sob o olhar da Estimativa, com uma ênfase maior no município. Sempre que promovemos algo na cidade somos muito bem recebidos”, concluiu.
Estacionada na Ferinha de Teresópolis, no Alto, a Caravana Trançando Ideias contou com a participação da população que prestigiou o projeto. Segundo Clarissa Lima, presidente do Mocabte a cidade é sempre muito receptiva aos projetos de cultura afro-descendente. “Esta ação da Estimativa mexeu com público de forma bastante intensa, pois percebemos uma grande participação, mostrando que existem vários tipos de beleza e valorizando a mulher negra”, disse.
“É um prazer receber o Trançando Ideias, da ONG Estimativa, que agrega tantos valores. Junto com o Prefeito Arlei e com o Secretário de Turismo, Carlos Tucunduva, a coordenação da Feirinha de Teresópolis se coloca sempre a disposição para receber eventos como esse”, disse o coordenador, Marcio do Valle Costa.
A Caravana Trançando Ideias com Zumbi dos Palmares conta a história das tranças como pano de fundo para promover, através de atividades como desfile, gincanas e apresentações culturais, um maior conhecimento na história africana e afro-brasileira. A Caravana está percorrendo, desde o dia 18 de janeiro, cinco bairros do Rio de Janeiro e Teresópolis.
A ONG Estimativa e o Mocabte
A Estimativa é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua na promoção, divulgação e realização de eventos sócio-culturais que tenham como foco a cultura afro brasileira.
O Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis trabalha há 24 anos em Teresópolis buscando a consciência e promovendo a igualdade racial.
Nenhum comentário :
Postar um comentário