sábado, 28 de janeiro de 2012

Excesso de fungicida faz EUA rejeitar suco de laranja brasileiro

Fungicida carbendazim é essencial
para combater a doença da pinta
preta no Brasil
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) informou, hoje, ter encontrado 11 amostras de suco de laranja que tiveram resultado positivo para o fungicida carbendazim. 


Essas amostras, de um total de 80 testadas, apresentaram 10 partes por bilhão (ppb) ou mais do defensivo. As cargas de onde essas amostras foram retiradas foram recusadas pelas autoridades americanas.
Por meio de comunicado em seu site, a FDA informou que dessas 11 amostras, cinco são do Brasil e seis do Canadá. O órgão deu prazo de 90 dias para que o importador destrua as cargas ou as reexportem para outros mercados. Apenas nove dessas amostras estão "retidas" nos portos americanos. Duas delas não chegaram a ter a importação finalizada pelas próprias empresas compradoras.
A FDA reiterou que o limite máximo de carbendazim, pesticida ilegal para uso em citros desde 2009 nos Estados Unidos, é de 10 partes por bilhão (ppb). Segundo o órgão, em todas as amostras rejeitadas foram encontrados resíduos acima desse limite. A FDA não revelou, mas as amostras canadenses devem ser de suco brasileiro, já que o Canadá reexporta a bebida excedente comprada no Brasil.
O órgão sanitário informou ainda ter recolhido amostras de 80 cargas de suco de laranja ou suco de laranja concentrado. Deste total, 29 amostras apresentaram resultado negativo para o carbendazim e 15 já foram liberados. Destas, 14 foram embarques do México, sete do Canadá, duas da Costa Rica, duas do Brasil, uma de outros quatro países: Belize, Honduras, Líbano e Turquia.

Laranja do Brasil depende de fungicida banido nos EUA
O Brasil, maior exportador de suco de laranja do mundo, vai continuar dependendo do fungicida proibido nos Estados Unidos, ainda que isso coloque em risco as exportações ao mercado norte-americano, disse um pesquisador e produtor na quinta-feira.
O químico carbendazim é essencial para combater a doença da pinta preta, causada por fungo que atinge a laranja brasileira, e é um entre os poucos produtos eficazes que são aplicados nas plantas em esquema de rodízio, disse Geraldo José da Silva, pesquisador de doenças fúngicas da Fundecitrus.

Nenhum comentário :

Postar um comentário