terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Acordo realizado ontem, 24, entre Arlei e as Escolas de Samba, salva o Carnaval de Teresópolis

    Aconteceu nesta quarta-feira, 24, a tão esperada reunião entre o Prefeito de Teresópolis Arlei Rosa e as Escolas de Samba da cidade. A falta de esclarecimentos precisos e a desinformação reinantes até então, vinham paralisando as atividades nos barracões, pois segundo os presidentes das escolas, nem eles mesmo sabiam direito o que estava acontecendo nem pelo que estavam sendo penalizados. 

Desde o intrigante assalto ocorrido na gestão do sr. Celso Martins, no qual a Liga perdeu mais de 20 mil reais, a coisa vem se arrastando sem que, segundo os presidentes das Escolas, providências concretas tenham sido tomadas para regularizar a situação. Não há, também, até hoje, uma decisão na justiça em relação ao roubo ocorrido que para muitos foi no mínimo estranho. Questiona-se, por exemplo, o fato de um diretor da liga sacar no Banco 21 mil reais em espécie destinados as Escolas, quando todas as transferências deveriam ser feitas através de cheque. 

Em vista disso, e com um processo que já envolve mais de 400 páginas - que vai ser copiado amanhã para ser examinado por advogados - o Ministério Público entrou em cena e as Escolas acabaram assinando um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, contendo as exigências a serem cumpridas para que as verbas relativas a realização do carnaval pudessem novamente ser liberadas. Passado um ano desses episódio, nenhuma providencia foi tomada em relação ao TAC,  e as explicações dos dirigentes das Escolas para essa inércia divergem das explicações oficiais.

O desenrolar da Reunião

O primeiro passo dado pelo prefeito Arlei Rosa para começar a entender a problemática das Escolas, tendo ao seu lado o Secretário de Turismo Carlos Tucunduva, foi ouvir a nova presidente da Leste, Marlene Tiarks da Rainha do Alto e os demais presidentes das Escolas, que fizeram exposição das suas dúvidas e necessidades para poderem dar continuidade a rotina normal dos barracões. Ficou então acertado que o primeiro passo a ser dado seria sanar a dívida hoje existente de mais de 40 mil reais em nome da LEST. Depois de algumas sugestões, ficou acertado que a prefeitura - valendo-se da colaboração de empresários locais, se incumbiria de levantar o dinheiro para o pagamento imediato da dívida, dinheiro que seria no futuro, mediante acordo, descontado de subvenções que as Escolas viessem a receber do município. Também para capitalizar as Escolas, seria programado um evento em um clube local que cederia o salão gratuitamente - com a mediação do Secretário de Turismo Carlos Tucunduva -,  cuja renda seria dividida entre as Escolas para as despesas do carnaval que sabe-se não são poucas. Segundo Marlene, presidente da LEST, qualquer aluguel de galpão para realização de ensaios e confecção de adereços não fica por menos de 4 a 5 mil por mês, "e isso pesa muito no orçamento das Escolas", disse ela. "Fora os pelo menos 10 funcionários contratados por cada escola nessa época, o que representa também uma importante contribuição na área de emprego proporcionada pelo carnaval", acrescentou..

Arlei falou por mais de uma vez da importância do Carnaval para a cidade e da sua satisfação em poder colaborar para que o tradicional Carnaval das Escolas volte a acontecer.

O Desfile

Ficou oficialmente decidido, também, que o carnaval das Escolas será realizado em maio - fora de época - para dar tempo as Escolas de se prepararem. Apesar da mudança da data, a expectativa é de que o Carnaval fora de época venha a atrair um grande número de turistas para a cidade, pois será uma opção diferente numa época não caracterizada por grandes festividades.

Ficou acertada uma nova reunião para a próxima quarta-feira, onde os detalhes finais serão sacramentados. Enquanto isso, as Escolas iniciam uma corrida contra o tempo, tanto no que diz respeito a atender as exigências do TAC com o qual estão compromissadas, quanto em relação ao início imediato dos trabalhos de preparação para o Carnaval que deverá acontecer daqui há três meses.

O resultado da reunião foi considerado excelente por todos os presentes. "O prefeito Arlei demonstrou mais uma vez", disse Paulo Lima, presidente da Leões da Tijuca, "que tem interesse em resolver os problemas das comunidades, os problemas do povo. Nossa conversa com ele foi muito positiva e eu gostei", arrematou.

2 comentários :

  1. Tenho um imóvel alugado para uma pessoa de uma escola. Este aluguel está em atraso, cerca de 14 meses. Em Janeiro passado, as escolas não receberam as verbas que retornaram aos cofres públicos para auxiliar na trajédia. Com isso, não houve verba parasaldar as dívidas. Espero que isso ocorra agora.

    ResponderExcluir
  2. Espero que isso se resolva Ricardo, e no que eu puder estarei ajudando.

    ResponderExcluir