domingo, 1 de janeiro de 2012

Granja Guarany pede socorro: saiba quais são são os problemas do bairro

Armindo Coelho, Diretor da  AMAG (frente)
e Fernando Pinto, Presidente da Associação.

Um bairro histórico em Teresópolis está pedindo socorro. O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani - AMAG, Fernando Pinto Alves, já luta há tempos para que alguma providencia mais concreta seja tomada em relação ao bairro, e reclama do abandono a que o local está relegado. Durante o Governo Jorge Mário, as reclamações foram sempre inúteis pois nenhuma iniciativa foi adotada para resolver a questão. Foram sempre promessas e mais promessas....de concreto, nada.
A peregrinação começou de novo no Governo Arlei que, diferente do seu antecessor, tem mostrado serviço e, segundo se diz na cidade, fez em 3 meses o que Jorge Mário não fez em dois anos, apesar do deficit orçamentário em que herdou a prefeitura.

Vejam o estado do mirante
Principais problemas do bairro:

O Lago Iacy e o mirante estão totalmente abandonados, sujos, pichados e depredados.
A situação do lago, esvaziado há mais de dois anos, é caótica. Há brinquedos quebrados e mato alto, e a área se tornou perigosa.
Durante a noite, pessoas estranhas ficam por lá e ninguém tem coragem de circular por ali. É um espaço inutilizado — declara Conceição Mendes, moradora há dez anos da região.
O Mirante da Granja Guarani, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac) em 1988, consta no site do órgão como uma “pequena joia neocolonial, construída em 1929-1930 (…)”, mas, atualmente, está bastante danificado.
A Associação dos Moradores  reivindica também que a prefeitura ceda um pedaço de terreno perto da praça para construção da sede da Associação e de uma capela mortuária, que faz muita falta no local.

A prefeitura informou, por meio da Secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, que está programando o retorno de suas equipes de limpeza e conservação para atender todo o bairro da Granja Guarani, incluindo o Lago Iacy e o entorno do mirante. O órgão explica, ainda, que apesar de o mirante ser um patrimônio tombado, a construção encontra-se em terreno particular, cabendo a manutenção da área ao proprietário do imóvel.

A questão do mirante

O Mirante da Granja Guarany foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Inepac há cerca de 20 anos, quando foi também desapropriado o terreno para que passasse as mãos da prefeitura a responsabilidade de fazer a manutenção do local. Segundo nos informou o Fernando, Presidente da Amag, a desapropriação nunca foi paga, e o problema permanece até hoje. A informação da prefeitura de que o terreno é particular e o proprietário é que tem que fazer a conservação do local não procede em função disso. Se o terreno foi desapropriado e o dinheiro não foi pago, o proprietário não tem obrigação de conservar o patrimônio Histórico com seus próprios recursos. O blog da Granja Guarany pode ser acessado agora pelo link http://granjaguaraniiluminada.blogspot.com/ 

O prefeito Arlei Rosa

Teresópolis é uma cidade com enormes desafios. Mas os problemas da cidade são ancestrais, e não se pode atribuir ao prefeito atual a culpa por esses desleixos. Pode-se, sim, exigir que providências concretas sejam tomadas a partir de agora, e que a prefeitura inclua na sua pauta de atuações a solução das questões referentes a Granja Guarany. Depois da tragédia das chuvas de janeiro em Teresópolis, muitas prioridades foram mudadas, mas com bom senso e habilidade na captação de recursos junto aos governos federal e estadual, é possível atender a todos no devido tempo. Dinheiro, temos certeza, não será o problema. 
Pelo que foi possível avaliar nesses poucos meses sobre a conduta do prefeito Arlei Rosa, e sem qualquer partidarismo político, não acreditamos que ele vá relegar a questão ao esquecimento. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário