segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chuvas no Rio: Mais dois municípios entram em estado de alerta máximo

São João de Meriti e Macaé se juntam a Nova Friburgo e Duque de Caxias de acordo com o sistema de cheia de rios

Rio - Além das cidades de Nova Friburgo, na Região Serrana, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, os municípios de São João de Meriti, na Baixada, e Macaé, no Norte Fluminense, também entraram em alerta máximo por conta do aumento do nível dos rios nesses municípios, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Desde a manhã São João de Meriti e Macaé já estavam em alerta (um abaixo do alerta máximo), por conta das chuvas que caem incessantemente. Já a cidade de Petrópolis, na Região Serrana segue em estado de alerta. Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Nova Iguaçu, na Baixada, e Teresópolis, na Região Serrana, estão em estado de atenção (dois abaixo.
O sistema de alerta de cheias é diferente do sistema de classificação de risco adotado pela Defesa Civil e leva em consideração apenas o nível dos rios monitorados pelo Inea.
Sem vítimas
Na tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil de Petrópolis divulgou que foram atendidas 86 ocorrências causadas pela chuva desde o começo das chuvas. Na Estrada da Saudade (Caminho do Fragoso, sem número), um deslizamento de terra interditou a via. Em Pedro do Rio, dois quilômetros após a entrada do distrito, um deslizamento interditou a principal via. Durante as últimas 24 horas, o maior volume de precipitação foi registrado no bairro Itamarati, com índice pluviométrico de 93 milímetros.
Também durante a tarde, a Defesa Civil de Nova Friburgo informou que as chuvas que fazem a cidade estar em alerta máximo desde a tarde desta domingo, não deixaram vítimas. Não foi divulgado o número de ocorrências contabilizadas na cidade.
Uma árvore caiu nesta segunda-feira sobre a rodovia RJ-116, um dos principais acessos à Nova Friburgo, onde o trânsito é feito em meia pista na altura de Cachoeiras de Macacu. Em Duas Pedras, o trânsito também está em meia pista por causa do excesso de lama nas pistas. Nenhum acidente grave foi registrado durante a madrugada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar.
Em Duque de Caxias, o Rio Saracuruna transbordou na tarde desta segunda-feira e pode atingir 2 mil famílias no bairro da Vila Uruçai. A Defesa Civil municipal vai realizar uma nova medição no rio e se for confirmado o aumento de nível os moradores serão encaminhados para escolas da região. Uma igreja e uma escola estão de prontidão para receber a população.
                                           
                                                Escadaria do Colégio Anchieta em Nova Friburgo

Nenhum comentário :

Postar um comentário