segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Teresópolis está a mercê das chuvas? Veja conseqüências do temporal

Av. Delfim Moreira completamente alagada.
Foto do internauta.
Será que Teresópolis aguentaria se o temporal do dia 24 se prolongasse por mais 10 minutos? O centro da cidade ficou alagado em poucos minutos, e se a chuva continuasse, poderíamos ter aqui um quadro semelhante ao de Nova Friburgo, quando o centro da cidade foi atingido causando prejuízos incalculáveis aos moradores e comerciantes. 

Enquanto Teresópolis foi afetada principalmente na zona rural, pelas chuvas de janeiro, Friburgo assistia, basicamente, a destruição da sua região central. Pelo que podemos deduzir apurando os resultados desta última chuva, a cidade ainda é uma presa fácil e indefesa das intempéries. Bastariam mais 10 minutos e teríamos assistido a instalação do caos. E aqui não estamos falando especificamente de áreas de risco, a zona central.

Nós sabemos que o problema é de difícil solução, e que não começou hoje, mas não há tempo a perder na busca por iniciativas de prevenção. Do contrário, estaremos a mercê das instabilidades climáticas que hoje assolam todo o planeta. El Niño e La Niñha estão aí para nos atormentar, e ainda não há como reverter os prejuízos causados a atmosfera pela emissão excessiva e continuada de  gases tóxicos que mudaram o clima da Terra. A única saída é investir na prevenção através de obras direcionadas ao escoamento das águas, como extravasores, dragagem de rios e limpeza continuada da rede de esgoto. Isso, sem falar que Teresópolis é uma cidade sem pára-raios.
  
                                                                                             Foto do internauta
Imagem da Praça Olímpica
    Funcionários lutam contra a água no Só Promoções
(Foto: Brasinha).
                                                                                            Foto do internauta
A chuva abriu um rombo no telhado do cinema e alagou o Shopping
Teresópolis para desprazer daqueles que lá se abrigavam




Após o temporal, desenhou-se um lindo Arco-Íris. A foto foi tirada da sacada da
casa do Pastor Jeremias da Assembléia de Deus.

Nenhum comentário :

Postar um comentário