Babalaô Ivanir dos Santos |
Prefeita de São Gonçalo Aparecida Panisset |
O parlamentar fez o anúncio em plenário lotado de fiéis da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), ansiosos pela resolução do tombamento do solo sagrado onde Zélio Fernandino de Moraes - que também foi vereador daquela Casa nos anos de 1970 - anunciou a Umbanda, em 1908. Em audiência pública realizada na noite de ontem, 09 de dezembro, na Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Amarildo Aguiar (PV) doou seu carro no valor de R$ 85 mil para a construção do Museu da Umbanda.
Casa demolida em outubro com suspeita de pressão da prefeitura sobre o dono do terreno, é considerada o "Berço da Umbanda" |
Vereador, mesmo sendo evangélico, se diz contra a ditadura religiosa
Vereador Amarildo Aguiar ladeado pelo Babalaô Ivanir dos santos |
Em meio a tantas falas, o vice-presidente da Associação de Moradores de Neves - bairro onde localiza-se o imóvel -, Sidnei Valle declarou ter conversado sobre a importância do local com o novo dono do terreno e que o proprietário prometera pensar no que fazer para não prejudicar os religiosos. Contudo, com uma ligação de alguém da Prefeitura, resolveu derrubar. “O dono da casa disse ser kardecista e me prometeu que conversaria com a filha para tentar, pelo menos, preservar a frente da casa, já que a importância religiosa era grande. Quando vi que tinham derrubado, o questionei. Ele disse que houve interferência da Prefeitura de São Gonçalo e não quis se estender sobre o caso”. Das duas uma: ou ele foi intimidado, o que constituiria um abuso de autoridade, ou foi comprado.
Câmara Municipal de São Gonçalo no dia 9 de dezembro |
O interlocutor da Comissão finalizou a audiência lembrando que o encontro era para mobilizar o Legislativo e lamentou a ausência de outros vereadores. Até mesmo o Miguel Moraes, que é um parlamentar engajado na questão racial e sabe que o racismo é base para a intolerância, não está aqui. Está preocupado em ser vice na chapa. Mas conseguiremos, através do Amarildo, mostrar a força de nossa união”.
Ao final, todos cantaram um hino e um louvor cristão.
Nenhum comentário :
Postar um comentário