Demerval Neto, prefeito afastado de Nova Friburgo |
A cidade amanheceu com o boato de que o prefeito afastado Demerval Neto estaria retornando ao cargo por ter conseguido uma liminar na Justiça. De fato conseguiu, mas trata-se de uma liminar acatando parcialmente seu pedido, mas não o dando o cargo de volta.
Na decisão, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília deu liminar parcial a favor do prefeito afastado pela Justiça, Demerval Neto, por supostas irregularidades na utilização de verbas públicas da reconstrução do município.
A decisão só será publicada no dia 01 de fevereiro, mas em contato com o STJ, obtivemos a informação de que a liminar parcial dá um prazo de 180 dias para o retorno, uma vez que o afastamento ocorreu para que Demerval e os secretários afastados não atrapalhassem o trabalho de investigação judicial, como confecção de falsas provas.
Não se sabe, mas se presume que esse prazo de 180 dias passa a contar a partir do afastamento ocorrido no dia 7 de novembro. Ou seja, se encerraria no dia 6 de maio.
Em contato com juristas da área que acompanham o caso, a decisão significa, no entendimento deles, que se voltar, Demerval só voltaria no dia 6 de maio, mas destacam que há outras três possibilidades antes do fim desse prazo de 6 de maio:
1. As investigações concluírem que houve irregularidades e afastarem em definitivo o prefeito Dermeval.
2. Um novo pedido de afastamento em caso de novidades nas investigações e que se presume tenha prazo de mais 180 dias.
3. Afastamento pela Câmara de Vereadores que pode montar uma Comissão Processante para análise de impeachment.
Nenhum comentário :
Postar um comentário