sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Começa Operação Verão no Rio com união de Bombeiros e Cruz Vermelha

Cruz vermelha e Bombeiros do Rio unidos na
Operação Verão 2012

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro deu início, nesta quinta-feira (22/12), à Operação Verão 2012, que visa atender e prestar socorro aos banhistas nas praias do estado numa época em que o turismo aumenta consideravelmente. A ação segue até o último domingo de março, período em que 1.200 bombeiros atuarão em 1.042 quilômetros da orla fluminense.
A abertura da operação foi celebrada com uma apresentação dos guarda-vidas do 3º Grupamento Marítimo (GMar), de Copacabana, Na ocasião, será realizada a formatura de cerca de cem guarda-vidas de quartéis de todo o Estado, com demonstrações de salvamentos simples, em duplas, com pranchão, botes infláveis e o helicóptero da corporação.
A novidade este ano é a compra, pela Cedae, de seis jet skis para a corporação, além da doação de uniformes. E a integração com a Cruz Vermelha, que vai doar pulseiras coloridas de identificação para as crianças. Socorristas voluntários, treinados pela instituição, prestarão apoio aos guarda-vidas, prestando primeiros socorros na areia e dando orientações sobre as condições do mar.
Bombeiros e Salva-vidas atuando
 nas praias
"Estamos reativando um trabalho feito há 26 anos. A Cruz Vermelha entende que o guarda-vidas deve estar disponível para resgatar aos banhistas na água, e, muitas vezes, é impedido de dar continuidade para prestar o primeiro socorro, cuidar de uma criança perdida. Os socorristas prestarão esse serviço para que o trabalho de salvamento seja mais dinâmico", explicou a diretora executiva da Cruz Vermelha Rosely Sampaio.
Inicialmente, 30 voluntários atuarão na praia de Copacabana, mas a intenção é recrutar outros 30 e expandir o auxílio às praias da Barra da Tijuca e de Niterói.

Nenhum comentário :

Postar um comentário