quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mulher morre atingida por raio em Petrópolis na cozinha de casa.

Raios são mais perigosos em campo
aberto
Um caso raro em Petrópolis aconteceu no último domingo. Maria Cláudia da Costa, de 33 anos, morreu ao ser atingida por um raio na tarde chuvosa do domingo de Natal. O caso ocorreu na Comunidade do Neylor, no Retiro. Ela foi sepultada na manhã de segunda-feira (27). Os bombeiros chegaram ao local já com a vítima morta e levaram o corpo para o Instituto Médico Legal. No local, foi constatado o óbito por descarga atmosférica.
“Normalmente os bombeiros atendem feridos somente em logradouros públicos. O atendimento dentro das casas é de responsabilidade do poder público. Digo isso, pois pode acontecer algum acidente do tipo e as pessoas nos chamarem, é para deixar claro que não podemos atender todos os casos. Não é comum, é até raro esse tipo de ocorrência, tanto que nem temos uma estatística de pessoas atingidas por raios na cidade”, informou o tenente coronel Rafael Simão, comandante do 15º GBM de Petrópolis.


No último ano, cerca de 89 pessoas morreram depois de serem atingidas por raios no Brasil. O número, contudo, é menor que a média registrada entre o período de 2000 e 2009, de 132 vítimas por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 
21 vacas foram atingidas de uma só
vez no RS

O levantamento foi divulgado nesta terça-feira pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, e indica que o maior número de mortes por raios aconteceu em São Paulo, que teve 12 casos em 2010. Já o Pará registrou oito mortes, seguido de Minas Gerais e Tocantis, com sete casos cada. 

Considerando os dados da última década, o levantamento mostra ainda que 61% das mortes ocorreram em áreas rurais. Animais também são vítimas constantes de riaos. Em Lagoa dos Tres cantos, no norte do Rio Grande do Sul, por exemplo, um arraio matuu de uma só vez 21 vacas.  No Sudeste, a grande parte das mortes está ligada a atividades agropecuárias. No Centro-Oeste, 20% das vítimas estavam ao telefone ou com o celular conectado ao carregador quando foram atingidas pelo raio, fator quase nulo em outras regiões. 

Na Região Norte, as mortes em campos de futebol ocorreram com maior frequência que em outras regiões. Junto com o Nordeste, a região também registra índices altos de mortes por raios dentro de casa, por causa da quantidade de casas com piso de chão batido, o que as torna menos seguras em caso de descargas elétricas

Nenhum comentário :

Postar um comentário