O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Itaú Unibanco informaram que suas equipes de segurança tecnológica têm combatido o vírus que danifica os códigos de barras dos boletos bancários e altera as suas numerações, desviando o dinheiro para conta de terceiros. Bradesco, Real Santander e HSBC preferiram se manifestar pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que informou que o vírus é uma ação criminosa. Segundo a entidade, os bancos investiram R$ 2 bilhões, em 2012, para combater fraudes.
COMO ENFRENTAR
Antivírus
Todo computador deve ter sempre um antivírus instalado e atualizado.
Links
Não clique em links que venham com textos estranhos, com erros ortográficos ou escritos de forma impessoal.
DDA
O Débito Direto Autorizado (DDA) é um sistema de pagamento mais seguro por se tratar de uma cobrança registrada, vinculada a CNPJs e CPFs cadastrados no banco . Ele está disponível para todos os bancos via internet banking, caixa eletrônico e também na boca do caixa. Mas é necessário que a empresa credora seja cadastrada no sistema.
Lista de bancos
No boleto alterado, o logotipo do banco não muda, mas seu número, sim. Por exemplo, o número da Caixa Econômica é 104. Ele pode ser mudado para o do Real Santander (033). No site da Febraban, há uma lista com os números de todos bancos brasileiros. Assim, é possível conferir se correspondem ao logotipo do boleto.
Nenhum comentário :
Postar um comentário