sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Representante da ONU afirma que corrupção movimenta 1 trilhão de dólares/ano

Organizado pela Controladoria Geral da União (CGU), o evento contou
com a presença de várias autoridades.
A CGU realizou em Brasília no dia 9 de dezembro, dia internacional de combate a corrupção, um seminário que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams e os ministros Jorge Hage (Controladoria-Geral da União), Gleisi Roffmann (Casa Civil) e Fernando Bezerra (Integração Nacional), além de Bo Mathiassen, representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). A diretora executiva do Movimento Nossa Teresópolis, Rita Telles, esteve presente. Durante o evento, foram lançadas novas iniciativas para a prevenção da corrupção.
As comemorações do Dia Internacional de Combate à Corrupção foram presididas pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage e por Bo Mathiasen, que em seu discurso revelou que “a corrupção movimenta cerca de 1 trilhão de dólares por ano”. No decorrer do seminário a CGU anunciou diversas iniciativas inéditas na área, entre elas as novas formas de consultas temáticas no Portal da Transparência e uma cartilha dirigida aos servidores sobre a Lei de Acesso à Informação Pública.
O advogado- geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, afirmou que até 2016 a Advocacia-Geral da União (AGU) pretende recuperar aos cofres públicos 25% do dinheiro desviado no País. Desde 2007, esse percentual subiu de 1% para 15%. Ele disse ainda que “chegará um dia em que não haverá oportunidade para o corrupto persistir na sua prática".
De acordo com o ministro, em números brutos, a AGU já recuperou R$ 1,5 bilhão em recursos públicos mal aplicados ou roubados de instituições públicas federais de 2002 a 2011. "Apenas neste ano, que ainda não terminou, nós já recuperamos mais de R$ 600 milhões. Esse resultado mostra que o Estado está no caminho certo, tomando as decisões corretas e nós vamos chegar a um dia em que a corrupção vai ser uma realidade absolutamente residual e que todos os brasileiros vão combater", disse.

Nenhum comentário :

Postar um comentário