sábado, 9 de novembro de 2013

Inaugurado nesta sexta, 08, Novo Fórum de Teresópolis


O prefeito Arlei, acompanhado de secretários de sua equipe de governo e assessores, marcou presença na inauguração do novo prédio do 
​​
Fórum Juiz Ivo de Carvalho Werneck, da Comarca de Teresópolis, localizado na Rua Carmela Dutra, 876, na Várzea. Realizada nesta sexta-feira, 8, a solenidade reuniu a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Leila Mariano, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Valmir de Oliveira Silva, o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, presidente do TJRJ no período 2011-2013, além de juízes, advogados, servidores da Justiça e convidados. Também marcaram presença os vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, Dr. Antonio Francisco, Dr. Carlão, Dedê da Barra, Fábio Filé e Da Ponte.
 O prédio possui teto verde, água com sistema de aquecimento solar, automação predial, acessibilidade e sistema de reutilização de águas pluviais. E é previsto que reúna, em um só lugar, todos os órgãos da Justiça estadual, facilitando o acesso da população ao exercício de seus direitos fundamentais.
As novas instalações foram construídas em espaço da Praça Governador Portela que foi desafetado e cedido em junho de 2011, através de projeto de lei do Executivo Municipal, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Em contrapartida, de acordo com termo de cessão publicado no Diário de Justiça do Estado, os antigos prédios onde funcionava o Fórum, na Avenida Lúcio Meira, no Centro, será cedido à Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, até o fim de novembro  o imóvel será disponibilizado pelo Tribunal de Justiça para a Prefeitura, quando será feito um levantamento de toda a área disponívelA ideia do Executivo Municipal é instalar no local, prioritariamente, algumas das secretarias municipais que funcionam em imóveis alugados, o que vai gerar grande economia para os cofres públicos
 A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Leila Mariano, enalteceu o novo prédio do Fórum da Comarca de Teresópolis. “As acomodações trazem maior facilidade. Hoje nós vamos poder inclusive fazer audiências virtuais neste prédio, o que certamente não seria comportado em um prédio menor. Os funcionários vão trabalhar em melhores condições, os advogados vão ser atendidos de uma forma mais facilitada. Então, a rigor, ganha o judiciário, mas ganha o jurisdicionado. Nosso foco primeiro é o jurisdicionado”.
Para o diretor do Fórum, juiz Márcio Olmo, as novas instalações são uma conquista histórica para a cidade. “Hoje é um dia histórico para a sociedade teresopolitana, um sonho nosso muito distante que se torna realidade. Hoje temos um prédio inteligente, perto dos poderes Executivo e Legislativo. As instalações do edifício garantem, sem dúvida nenhuma, maior conforto para os jurisdicionados, como também aos que trabalham no local. Todos nós ganhamos, mas quem mais ganhou com o novo Fórum foi a população de Teresópolis, que continuará com o Poder Judiciário firme e atuante, com mais segurança e estrutura no desempenho de suas atividades”.