segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Defesa Civil de Teresópolis cria mais um NUDEC - Núcleo Comunitário de Defsa Civil

Nesta segunda-feira (4), a Defesa Civil de Teresópolis, Região Serrana do Rio, realiza um ciclo de palestras para a implantação de mais um Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) no município. Desta vez, a comunidade contemplada com a ação de prevenção é a de Arrieiros, no 2° distrito. A palestra será realizada no Sítio Beija-Flor, a partir das 19h.
Os Nudecs são unidades formadas por grupos comunitários que participam das atividades da Defesa Civil como voluntários. O curso tem como objetivo organizar e preparar a comunidade local para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.
O curso preparatório detalha o projeto de instalação dos Nudecs e orienta os moradores a monitorar as condições climáticas para que percebam quando há previsão de chuva forte com risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. O acompanhamento pode ser feito pela internet e também por mensagem via telefone celular. Neste caso, as pessoas interessadas podem se cadastrar através do blog da Defesa Civil. No blog também é possível acompanhar todas as ações de educação e de prevenção da Defesa Civil.
Primeiros socorros, risco geológico e hidrológico também são abordados no curso preparatório. No final, os moradores percorrem o bairro para mapear as áreas de risco e definir as rotas de fuga até os pontos de apoio na comunidade, ou seja, os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de ocorrências.