segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Prefeitura inicia entrega de alimentos arrecadados na 30ª Feport. Quinze entidades são beneficiadas na primeira remessa


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social deu início nesta segunda-feira, dia 4, em sua sede, no Alto, à entrega dos alimentos não perecíveis arrecadados durante a 30ª Feport – Feira do Produtor Rural de Teresópolis. Realizada de 23 a 27 de outubro, no Parque de Exposições, em Albuquerque, a Feport totalizou uma arrecadação de aproximadamente 40 toneladas de alimentos, doados pelo público que prestigiou a festa.
“Primeiro serão atendidas as entidades cadastradas no Conselho de Assistência Social. Depois, os mantimentos serão entregues às pessoas atendidas pela secretaria e também nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito.
Nesta remessa serão beneficiadas 14 instituições do município que prestam atendimento assistencial a crianças, idosos, dependentes químicos, pessoas carentes e com necessidades especiais. Todas têm registro e acompanhamento do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social. São elas: Lar Tia Anastácia, Capette – Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis; Projeto Filhos do Coração; Asilo São Vicente de Paulo; Instituição Maria de Nazareth – Abrigo Mansão dos Velhinhos; Clube de Idosos Irmã Hugolina; Lar Feliz Casa Evangélica para Idosos; Associação Nova Vida; Obra Social da Paróquia de Santo Antônio; Obra Social da Paróquia de Santa Teresa; Projeto P3; Centro de Reabilitação Kairós; Fazenda Esperança e Apae Teresópolis. A Associação Beneficente Sopão já recebeu a sua parte.
Os primeiros representantes a comparecer à secretaria nesta segunda foram Moisés Carreiro, da Obra Social da Paróquia de Santo Antônio, no Alto, e Eliane Pimentel, do Lar Feliz Casa Evangélica para Idosos, em Providência, no 2º Distrito. “Realizamos um trabalho social paróquia junto aos moradores de diversos bairros no entorno da igreja e essa doação da Prefeitura vai ajudar bastante”, frisou Moisés Carreiro. Eliane Pimentel também exaltou a iniciativa da Prefeitura. “O Lar Feliz é uma instituição filantrópica e precisa de doações para que possamos prestar o melhor atendimento aos nossos idosos. Agradecemos à Prefeitura pela contribuição”, comentou Eliane.
Arrecadação
Durante os cinco dias do evento, os donativos foram recebidos pelas equipes das secretarias municipais de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social, que contaram com o apoio de um grupo de 16 voluntários da organização não governamental Padrão Águias da Aventura Objetiva. Depois, todo o material foi transportado para a Secretaria de Desenvolvimento Social, onde foi montada uma central de armazenagem, organização e controle, com o objetivo de assegurar a conservação e integridade dos mantimentos. Entre os dias 28 e 30 de outubro, os alimentos foram checados e separados por gênero. Neste fim de semana foram montados os kits que estão sendo entregues às entidades assistenciais.