quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Rubens Bomtempo decreta calamidade pública na saúde de Petrópolis


O novo prefeito de Petrópolis, Região Serrana do Rio, Rubens Bomtempo, vistoriou na manhã desta quarta-feira (2) o Hospital Alcides Carneiro, principal da cidade. Após a visita, Bomtempo anunciou que vai decretar estado de calamidade pública na saúde do município. O decreto deve ser publicado até o fim desta quinta-feira (3).
Bomtempo decidiu pelo decreto após constatar alguns problemas na unidade e no sistema de saúde da cidade. Segundo a equipe do governo, no Hospital Alcides Carneiro, o estoque de medicamentos está reduzido pela metade, 10 leitos da UTI Adulto estão fechados, quatro das setes salas de cirúrgico também estão inoperantes e a emergência, completamente paralisada.
Levando em consideração a situação que encontramos aqui, a minha decisão é de decretar estado de calamidade pública no sistema público de Petrópolis. Até amanhã vamos publicar o decreto em Diário Oficial", disse Bomtempo, que ainda falou em endividamento da instituição, mas  não informou números.A situação do sistema público de saúde piora ainda mais com o fechamento do Hospital Casa da Providência. A instituição fazia cerca de seis mil atendimentos por mês e possuía 26 leitos de maternidade, que agora vão ser transferidos para o Alcides Carneiro.
Uma equipe da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) também foi convocada para um mutirão de limpeza no hospital. A vistoria foi acompanhada pelo vice-prefeito, Luiz Fernando Vaz, secretário de Saúde, André de Sá Earp, e membros do Conselho Municipal de Saúde.
(Matéria InterTV)