quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mutirão da Prefeitura para marcação de consultas faz cerca de 7 mil agendamentos

Mais de 40 funcionários trabalharam no Mutirão,
incluindo o Secretário Carlos Otávio.

 A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis promoveu nesta quinta-feira, 31 de maio, no Ginásio Pedrão, novo mutirão para agendar consultas médicas para os usuários do Sistema Único de Saúde. A primeira etapa do mutirão aconteceu na semana passada, entre os dias 21 e 23. Ao todo, a ação contabilizou cerca de 7 mil agendamentos.


No final da tarde desta quinta, 31, o Secretário de Saúde, Carlos Otávio de Sant’Anna, fez um balanço do mutirão. “Até o momento, já fizemos quase 5 mil agendamentos. Na primeira etapa, na semana passada, a procura foi baixa nos três dias do mutirão e foram marcadas em torno de 2 mil consultas. A expectativa é de que até o final do dia toda a demanda seja atendida, zerando a fila de espera no município”, avaliou Carlos Otávio.
Houve muita concentração no último dia,
mas todos foram atendidos.
Os usuários do SUS puderam marcar suas consultas em 15 diferentes especialidades médicas. Ana Maria Lourenço agendou consulta para cardiologista. “Foi muito boa a ideia de fazer esse mutirão porque eu sou hipertensão há quatro anos e preciso me consultar com o cardiologista periodicamente”, disse a dona de casa. A jardineira Renete da Cunha marcou atendimento com um reumatologista. “Estou com uma inflamação nos pulsos e fiquei satisfeita de ter conseguido agendar para o meu médico”, comentou.  
As consultas estão sendo realizadas no Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT), no Ambulatório do Unifeso, na Beneficência Portuguesa, Hospital São José, no Cemusa (São Pedro) e no Posto de Saúde da Várzea.
A partir de agora, o agendamento volta a ser feito através do sistema de marcação de consultas no qual o paciente faz o pedido nos postos de saúde e este é encaminhado para a Central de Marcação, que, através de contato telefônico, informa ao paciente o dia e horário de atendimento.