segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estudo da Clínica de Insuficiência Cardíaca do UNIFESO apresentado em Boston

Professora Lúcia Brandão apresentou o programa
O trabalho “Perfil metabólico e risco cardiovascular global em série de pacientes ambulatoriais com insuficiência cardíaca”, desenvolvido a partir da experiência acumulada nos dois primeiros anos da Clínica de Insuficiência Cardíaca do Centro Universitário Serra dos Órgãos (CLIC-UNIFESO), foi apresentado no Congresso Americano de Insuficiência Cardíaca, que aconteceu de 18 a 21 de setembro, em Boston (EUA). “Trata-se do mais importante evento científico na área da insuficiência cardíaca daquele país. Reúne os maiores especialistas do mundo sobre o assunto. O UNIFESO apresentou outro trabalho no mesmo evento há quatro anos. Neste momento o grupo trabalha para a finalização de diversos projetos em andamento e a submissão de artigos para periódicos”, revelou a professora Lucia Brandão, coordenadora da CLIC, ressaltando que a clínica acumula mais de cem temas livres apresentados em eventos nacionais e internacionais. 
De acordo com ela, na clínica, todo paciente admitido é avaliado quanto aos fatores de risco para doenças cardiovasculares. “O trabalho apresentado é um 'registro', ou seja, um estudo longitudinal em que se acompanha o paciente indefinidamente desde a sua admissão na CLIC”, explicou. A professora Lucia destacou ainda dois objetivos do estudo, que são o de aferir o risco dos pacientes com insuficiência cardíaca acompanhados na CLIC de desenvolveram evento grave ou morte por doença cardiovascular em dez anos; e aferir o percentual de pacientes com elevação de gorduras, diabetes e obesidade entre aqueles com insuficiência cardíaca acompanhados na CLIC. 
Além da coordenadora da clínica, atuam no estudo os professores do UNIFESO Luciana Barros, Rosiane Abreu, Gelsomina Angelina Pereira, Maria Aparecida Manhães, Paulo Camandaroba, Sergio Sgaraglia, Marli Gomes de Oliveira, Eugenio Campos e Monica Quintão; e os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) Wolney Martins (ex-coordenador da CLIC-UNIFESO), Ana Cavalcanti e Evandro Mesquita, além da participação de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia do UNIFESO. 
Em Boston, o trabalho foi apresentado no congresso em forma pôster pela professora Marli Gomes de Oliveira, do curso de Enfermagem do UNIFESO e enfermeira da CLIC. O resumo do estudo foi publicado em suplemento do Journal of Cardiac Failure, no mês de setembro de 2011.

Nenhum comentário :

Postar um comentário