sábado, 15 de junho de 2013

UNIFESO: professores Valter Tavares e Manoel Pombo, participam de Seminário em Brasília - ENADE.


Os professores Valter Tavares e Manoel Pombo, coordenadores dos cursos de Farmácia e Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), respectivamente, representaram a Instituição no Seminário do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2013, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em Brasília, no dia 5 de junho.

O encontro teve como principal objetivo explicar os aspectos operacionais da aplicação do exame e as fundamentações da elaboração deste processo avaliativo aos representantes das IES. Também foram abordados temas como enquadramento dos cursos nas áreas que serão avaliadas, processo de inscrição dos participantes e o papel da avaliação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

Para o professor Valter a participação no evento foi bastante instrutiva, tendo em vista a importância e a qualidade das informações obtidas nas palestras realizadas no período da manhã e tarde, dentre as quais ele destacou que “um dos objetivos do ENADE é o de contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes, e que a participação dos nossos estudantes na avaliação do ENADE é de suma importância, pois se constitui em componente curricular obrigatório a ser cumprindo, sem o qual o processo de formação não está completo”.

Na visão do professor Manoel Pombo, a participação permitiu uma melhor compreensão dos objetivos da realização do ENADE, principalmente como um instrumento de avaliação formativa das IES no Brasil. “O ENADE tem sua elaboração estruturada em princípios avaliativos que nos permitem ter uma visão de grupo e não uma avaliação individual de cada estudante. Fica claro que uma participação comprometida dos nossos concluintes nesta avaliação nos dá mais uma ferramenta, dentre as diversas que já temos, para evoluirmos no aprimoramento de cada curso”, alertou o coordenador da Medicina.

Cursos que farão ENADE 2013

No UNIFESO, os cursos que farão o ENADE em 24 de novembro 2013 são Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. O exame é componente curricular obrigatório e o estudante que não realizar a prova não poderá colar grau e receber o seu diploma enquanto não regularizar sua situação. O Inep divulgará até o dia 20 de setembro a lista dos estudantes que participarão do ENADE 2013. O estudante que não receber o Cartão de Informação do Estudante poderá informar-se junto ao coordenador do seu curso, na página do Inep www.inep.gov.br ou no programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita). Consulte no site do UNIFESO, em Sou Aluno > Informações, a Portaria Normativa e o Manual do ENADE 2013.