segunda-feira, 20 de maio de 2013

Semana Nacional dos Museus, termina com palestra sobre antigas estradas de acesso a Teresópolis


Uma palestra sobre as antigas estradas de acesso a Teresópolis, com ênfase na Estrada das 14 Voltas,  antigo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Teresópolis, passando por Petrópolis e que, mais tarde, se transformou na Estrada Teresópolis-Itaipava, famosa por sua beleza natural e suas hortênsias, marcou na noite desta quinta-feira, 16, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, o encerramento das atividades pela 11ª Semana Nacional de Museus em Teresópolis. Realizada em todo o país de 13 a 19 de maio, o evento contou com atividades de teatro e palestras, organizadas pelo Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura.

Na segunda e na terça, 13 e 14, crianças da rede municipal de ensino puderam assistir ao espetáculo “Tere em trilhos e trovas”, contação de história apresentada pelo Grupo Pirueta e que encantou a criançada. Em cena, os atores Nara Zeitune, Jeanette Albuquerque e Pedro Albuquerque, que contaram de forma lúdica e divertida trechos da história de Teresópolis e, principalmente as etapas de construção da Estrada de Ferro Therezopolis.
  
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e tem o objetivo de mobilizar os museus brasileiros. Durante uma semana, instituições museológicas de todo o país promovem eventos em torno de um mesmo tema.