quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Fenômeno Dr. Carlão - Vereador por 5 mandatos em Teresópolis


Para quem não sabe, Carlos Cesar Gomes é o nome completo do vereador ficha limpa mais conhecido em Teresópolis como Dr. Carlão. Carlão é um fenômeno de regularidade eleitoral, tendo atingido esse ano a marca surpreendente do 5º mandato. O primeiro foi em 1996, e de lá para cá, foi reeleito todos os anos. Atravessou fazes prósperas e decadentes da cidade, mas nunca perdeu seu prestígio popular, tendo sido sempre útil e prestativo a todos que o procuram. Graças a esse perfil, conta com eleitores fiéis e goza da simpatia de grande parte da população. 

Durante a tragédia de 2011 foi um dos veradores mais atuantes na cidade, colocando suas habilidades como médico legista a bem das famílas atingidas sem qualquer preocupação de tempo e lugar. Visitou na época inúmeras comunidades e atendeu a todos   com empenho e boa vontade, não se omitindo, como homem público,de prestar serviços a população na hora em que a dor e a desesperança fulminavam as pessoas fragilizadas. 

Na Câmara Municipal deixou sempre a marca da inteligência, do bom senso. Sua palavra foi sempre respeitada pelos demais edis, dada a coerência e a solidez dos seus argumentos, bem como a facilidade e a lisura com que faz seus pronunciamentos. Quando foi presidente da casa legislativa, economizou e devolveu ao executivo 30% do orçamento, além de realizar uma excelente administração. Por tudo isso, seria reconfortante poder vê-lo novamente à frente dos trabalhos parlamentares dessa nobre Casa de Leis, e poder contar com a sua habilidade e eficiência no trato com os interesses públicos. 

Apesar do viéis conciliador e do temperamento equilibrado e simpático, Carlão já demonstrou também que não é homem que se deixe intimidar por provocações ou desafios. Quando provocado, ou estimulado pelas pressões da vida pública, sabe subir o tom e responder a altura sem jamais abrir mão da argumentação sólida e da boa educação que lhe são características. Não é, portanto, sem mérito que o vereador Dr.Carlão volta ao cenário político de Teresópolis em seu 5º mandato, agora com novas ideias e projetos, incorporando ao seu rol de objetivos as mais novas tendências mundiais de sustentabilidade e cidadania. 

No seu partido, o PMDB, sempre foi o vereados mais votado, só tendo ficado em 2º lugar por duas vezes. Se há algo que se possa destacar no vereador reeleito, além da sua experiência e postura impecável como homem, pai de família e cidadão zeloso de seus deveres, é o compromisso com tudo aquilo que faz, não sendo homem de meias palavras nem de fazer as coisas pela metade.  

Além de médico Clínico e legista, é professor de Medicina e Direito na FESO e professor adjunto na Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro (PUC). Abaixo listamos, resumidamente, um rol de realizações do mandato que vai terminando para que os leitores possam fazer uma apreciação.


Resumo das principais realizações do último Mandato (2008-2012)

* Assinou junto com os demais vereadores, a lei que institui a Ficha Limpa Municipal, que alcança até os trabalhadores de empresas contratadas por órgãos e entidades públicas municipais.
* Solicitou ao Executivo a criação de um Curso Antidrogas nas escolas
* Protestou contra os baixos salários dos médicos, alegando a dificuldade de encontrar médicos para trabalhar na UPA nessas condições.
* Solicitou várias vezes a reforma do Cemusa e da sala de atendimento odontológico
* Foi autor do voto de congratulações ao Colégio Euclydes da Cunha que ficou na melhor posição da região serrana no ENEM
* Reivindicou a necessidade de pavimentação do entorno do mercado do produtor Rural em Água Quente
* Reivindicou junto a CRT a viabilidade de implantação de um Posto Avançado no meio da serra com Unidade Móvel de Resgate e Socorro - UTI Móvel
* Solicitou  a ampliação do Ensino à Distancia no âmbito municipal
* Na Moção 132/2011 solicitou ao executivo a implantação do exame de audiometria para recém nascidos na rede municipal de saúde
* Projeto de lei 013/2011 criando o Estatuto da Juventude de Teresópolis, que tem por finalidade priorizar as políticas publicas relacionadas aos jovens de uma forma geral.
* Aprovou junto com outros vereadores a criação do Fundo Municipal de Cultura de Teresópolis, para aumentar o apoio a Projetos Artísticos e Culturais na cidade.
* Defendeu junto ao executivo, a necessidade de se criar uma clínica de recuperação de drogados no Município
* Assinou a proposição de número 001/2012 que solicita a Câmara dos Deputados agilidade no projeto de lei 115/97 que regulamenta a profissão de comerciário no Brasil.
* Em defesa dos animais, assinou junto com o vereador Claudio Mello o projeto de lei que concedeu a ONG Estimação, o título de Utilidade Pública
* Assinou junto com a Dra. Claudia, moção que pede a Guarda Municipal colocação de homens fazendo guarda no cemitério à noite
* Aprovou moção que pede a construção de muro de contenção na rua Maria Maques Viana na Coréia
* Reivindicou através de moção a construção de uma creche em Cruzeiro, no 2º Distrito
Solicitou ao Governo do Estado a construção de uma Escola Estadual em Providência, 2º Distrito
* Em junho de 2010, Dr. Carlão solicitou ao executivo a criação de farmácia popular com remédios a R$ 1,00
* Dr. Carlão pediu e conseguiu o asfaltamento e rede de esgoto na rua Félix Rodrigues de Lima  no Jardim Meudon
* Aprovou projeto de lei que dá nome a várias ruas de Andradas no 2º Distrito. A OI exige que as ruas tenham nome para ligar telefone fixo.
* Assinou moção conjunta com o vereador Anginho para que fosse realizado pela Prefeitura um novo convênio com o Hospital das Clínicas para melhorar o atendimento à população. 
* Solicitou iluminação pública a vapor de sódio para o local denominado Granja Itamaraty em Vargem Grande
* Através da Moção 194/2011, solicitou ao executivo a possibilidade de implantar o serviço de curativo domiciliar para pessoas com dificuldade de locomoção.
* Aprovou Projeto que autoriza a Prefeitura a ceder, a título precário, um terreno para a instalação do Centro Interativo da Terceira Idade.
* Atuou como médico legista durante a catástrofe de 2011 atendendo centenas de famílias atingidas pela tragédia
* Defendeu a separação entre as Secretarias de Defesa Civil e Meio Ambiente, explicando que hoje existem verbas destinadas exclusivamente a Defesa Civil
* Defendeu que se buscassem soluções urgentes para que o rompimento do contrato com a OS Fibra (Saúde) fosse concretizado
* Encaminhou proposição que pede ao executivo que estude a viabilidade de criar incentivos fiscais para empresas ligadas ao Comperj, Complexo Petroquímico de Itaboraí, que venham a se instalar em Teresópolis para estimular o fluxo econômico e gerar mais empregos.
* É da autoria do Dr. Carlão, o projeto de lei 125/2009 que torna obrigatório o exame otológico, fonoaudiológico e oftalmológico na rede de ensino público

Nenhum comentário :

Postar um comentário