sábado, 21 de julho de 2012

Flagrante de estacionamento irregular no São Pedro revela desinformação e má educação para o trânsito


Hoje fotografamos essa caminhonete bloqueando integralmente a passagem da rua, uma cena habitual no bairro de São Pedro. Ao perceber que havíamos feito a foto, um sr. veio até nós para saber se era caso de multa e dissemos que não, que era apenas um flagrante de estacionamento irregular com enfoque jornalístico. 


Foi então que ouvimos um argumento surpreendente: " Mas o sr,. não sabe...ali é o estacionamento da loja". "Com um tom de cordialidade, eu lhe disse então: " Por onde o sr. acha que passaria uma sra. que quisesse passar aqui agora e estivesse com um carrinho de bebê?" "Ele disse então: "Pela rua". E o sr. acha isso certo, disse eu?...pelo menos ai concordamos. Ele disse que não era certo e pediu desculpas. 


Minha conclusão: Estamos ainda muito carentes de uma campanha maciça de Educação para o Trânsito que vá além daquela feita, com muito mérito, nas nossas escolas. Provocar uma mudança de hábitos na população teresopolitana ainda é um grande desafio. Paralelamente, sem querer criar uma "indústria da multa", é preciso fiscalizar e endurecer as punições. Mas para que isso possa ser feito, será preciso antes considerar a necessidade de um aumento substancial no efetivo da Guarda Municipal.