Simulações foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros |
Com realização da Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública, e do Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes com Moto, e com organização da Guarda Municipal, a exposição tem como parceiros o Conselho Municipal de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca.
A exposição ficará na Calçada da Fama até o fim de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Depois, será montado um calendário para que a mostra seja levada às comunidades, começando pelo bairro de São Pedro e abrangendo também o interior do município, para a conscientização do maior número possível de pessoas.
O evento foi prestigiado pelos secretários municipais José Carlos Cunha (Governo) e Antonio Carlos Moura (Planejamento), e reuniu equipes de vários órgãos de segurança pública da idade.
No final da inauguração, equipe do 16º Grupamento de Bombeiro Militar realizou uma simulação para mostrar o protocolo de primeiro atendimento a uma vítima de acidente com moto.
Acidentes diários
De acordo com Luiz Guilherme Nascimento, chefe do Núcleo de Vigilância Hospitalar do Hospital das Clínicas de Teresópolis, o pronto-socorro da unidade, que é referência em atendimento de traumatologia e ortopedia na região, registra por dia pelo menos um acidente envolvendo motociclista, o que totaliza uma média de 30 atendimentos mensais. Esse número dobra quando somados aos registros de vítimas de acidentes de trânsito envolvendo outros tipos de veículos.
A juíza Vânia Mara Nascimento Gonçalves, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, também enalteceu a iniciativa da Secretaria de Segurança, que está investindo em campanhas educativas e de prevenção de acidentes. “Os jovens não têm noção do perigo. Sabemos que moto é uma arma na mão de qualquer adolescente, porque eles não têm maturidade suficiente, nem experiência de direção. É preciso alertar também os pais, e não só os jovens”, ressaltou.
Nenhum comentário :
Postar um comentário