quinta-feira, 22 de novembro de 2012

92 prefeitos serão diplomados em evento único na sede do TJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) decidiu inovar. Desta vez, a cerimônia de diplomação dos prefeitos e vices, eleitos e reeleitos nas 92 cidades do estado, será em evento único, dia 13 de dezembro, às 14h, na sede do Tribunal de Justiça (TJ), no Centro do Rio. Normalmente, a cerimônia é feita nas câmaras municipais, onde também ocorre a diplomação dos vereadores eleitos.

A decisão foi do presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, que justificou a medida: “Quis dar à cerimônia um caráter mais significativo. É a primeira vez que algo assim acontece, será um marco da lisura e da democracia das eleições no nosso estado”, explica. Segundo Zveiter, o ato terá a presença de 89 juízes eleitorais, que farão a diplomação dos eleitos em ordem alfabética, começando com os eleitos de Angra dos Reis e terminando com os de Volta Redonda.

“Haverá a cerimônia de diplomação no Centro do Rio e, depois, naturalmente, cada prefeito eleito fará a comemoração em sua cidade”, explica Zveiter. A cerimônia será no novo plenário do Tribunal Pleno do TJ, cuja capacidade é de 800 pessoas. A diplomação de vereadores eleitos será definida pelos juízes eleitorais de cada comarca.

O prefeito eleito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB), aprovou a decisão Segundo ele, será uma chance “única” de encontrar os demais prefeitos eleitos. “Fiquei muito envaidecido com o convite”, afirmou. “Para mim, a cerimônia marca o encerramento de eleições marcadas pela justiça e pela democracia”.


(O Dia)