quinta-feira, 28 de junho de 2012

"Cura Gay" causa polêmica na Câmara dos Deputados


Um projeto de lei proposto pelo deputado federal João Campos (PSDB-GO) causou rebuliço na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira. Durante a tarde, psicólogos, parlamentares e manifestantes se reuniram para discutir a proposta da "cura gay", que pretende permitir o tratamento psiquiátrico para reverter a homossexualidade.
O auge das discussões envolveu o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) e a psicóloga Marisa Lobo, que discursou em defesa do acompanhamento psicológico para pessoas insatisfeitas com a condição sexual. Na opinião dela, a exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID) em 1990 "impede que profissionais reprimam opções sexuais em pacientes, mas eles [psicólogos] devem atender aos pedidos solicitados por quem vai ao seu consultório".
Coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT na Câmara, o deputado Jean Wyllys alegou que ficou constrangido com as alegações de Marisa."Orientação sexual e identidade de gênero são coisas que não confundem. Uma pessoa não pode se valer disso para querer curar uma pessoa por ser homossexual", argumentou o parlamentar, que se ausentou da sessão antes do término junto com a deputada Erika Kokay (PT-DF).

Nenhum comentário :

Postar um comentário