sexta-feira, 9 de março de 2012

Uma dentre as primeiras mulheres eleitas vereadoras em Teresópolis, Dra. Claudia foi homenageada pelos colegas em nome de todas as mulheres

Presidente interino Clayton Valentim, Dra. Claudia e uma
 funcionária da Casa.
A vereadora Dra. Claudia recebeu na última sessão da Câmara Municipal, 8, uma justa homenagem dos colegas em comemoração ao dia internacional da mulher. Como única mulher atuando hoje no plenário, ela recebeu um lindo buquê de flores dos colegas e agradeceu em nome de todas as mulheres.

Tendo iniciado a sua carreira política em 1996, Dra. Claudia Lauand foi eleita vereadora aos 26 anos de idade. O feito já prenunciava uma série de mudanças na mentalidade popular, sobretudo em relação à importância da mulher em cargos socialmente estratégicos ou fundamentais.

Na sua fala de agradecimento, a vereadora lembrou que o País hoje é dirigido por uma mulher, e fez menção a todas as mulheres em cargos de direção que atuam hoje nos mais diversos setores. Lembrou ainda das outras mulheres que passaram pela Câmara e que deixaram na casa a marca de um trabalho expressivo, como Madalena Rucker, Margareth Rose e Tia Lú. Vale ainda lembrar, que a vereadora Dra. Cláudia triplicou sua votação no ano seguinte ao primeiro mandato, o que demonstra claramente a eficiência e a aprovação dada ao seu trabalho pela população teresopolitana.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

Nenhum comentário :

Postar um comentário