Em seu primeiro clássico pelo Corinthians, Adriano decepcionou. Teve quase 70 minutos de jogo, perdeu a melhor chance da equipe na partida e se mostrou ainda distante de seus melhores momentos. Também saiu de campo derrotado pelo Santos, que venceu por 1 a 0 neste domingo na Vila Belmiro e colocou fim à invencibilidade corintiana de 17 partidas.
Adriano, que já havia disputado 19 clássicos no futebol brasileiro, mais errou que acertou em passes, finalizações e ainda levou um humilhante drible da vaca aplicado por Paulo Henrique Ganso, o protagonista do clássico. Com média de 0,73 gol em jogos dessa natureza, se mostrou distante dos tempos em que decidia. Jogou como Ronaldo em seus últimos meses de Corinthians: lento, pouco participativo e à procura de um momento para decidir pela qualidade técnica acima da média. Não foi o que aconteceu.
Na primeira etapa, Adriano teve atuação praticamente desastrosa. Desde a primeira vez em que foi acionado e estava impedido, aos 15min, ele não deu sequência a nenhuma jogada e só atrapalhou o ataque. Logo depois de ser apanhado em posição irregular, ficou parado e não correu em bom contragolpe que Jorge Henrique puxava.
A falta de mobilidade de Adriano ficou flagrante no lance seguinte: Alex soltou a bomba de fora da área, Rafael deu rebote e ele, impedido, ainda errou a finalização. Vaiado pela torcida santista, lento e sem confiança, fechou seu primeiro tempo ruim sendo humilhado por Paulo Henrique Ganso. Desarmado pelo camisa 10, ainda recebeu um drible da vaca no mesmo lance aos 29min.
O segundo tempo não foi muito diferente. Já aos 6min, ele teve sua melhor chance na partida. Na expectativa de decidir sempre por uma bola, falhou. Jorge Henrique fez ótima jogada pela direita e serviu Adriano, que se antecipou bem a Edu Dracena e chutou para fora. Ele ainda retribuiu a gentileza e ligou contragolpe para Jorge, que vacilou na jogada.
Pouco depois de tropeçar e cair sentado em cima da bola após dividida no meio-campo, Adriano foi substituído. Mais exatamente, aos 23min do segundo tempo. Elton, seu substituto, teve o mesmo tempo da segunda etapa para mostrar serviço, mas foi muito mal. Talvez ainda pior. Perdeu grande chance diante de Rafael, tomou amarelo por reclamação e ainda fez falta de ataque na melhor chance corintiana no final.

(Com informações do Portal Terra)