quinta-feira, 8 de março de 2012

Governo do Estado vem realizando licitações para construção de novas pontes em Teresópólis

Moradores foram obrigados a construir pontes
improvisadas para atravessar o rio

O Governo do Estado vem dando continuidade ao processo licitatório visando a contratação de empresas para a reconstrução das pontes destruídas pelo acidente climático de janeiro de 2011 em Teresópolis. 
Foi dada prioridade para a construção emergencial de onze pontes no município. Porém, por enquanto estão sendo realizadas licitações para nove delas. 
Foram publicados no Diário Oficial do Estado de 15 de fevereiro (Poder Executivo), página 42, nove editais de tomadas de preço tendo como objeto a elaboração de projeto executivo e execução de obras de construção de nove pontes, situadas nas seguintes localidades: Cascata do Imbuí, Caleme e Posse – na zona urbana, Bonsucesso, Cruzeiro, Prates e Providência – na zona rural. Os editais totalizam um investimento em torno de R$ 9,2 milhões. Também está prevista pela Secretaria de Estado de Agricultura, a reconstrução de outras oito pontes de pequeno porte, através do programa Rio Rural.
“Dada a dimensão da catástrofe, a Prefeitura não tem condições de reconstruir todas as pontes e estradas destruídas pelo temporal de janeiro do ano passado. Por isso, buscamos a parceria dos governos Estadual e Federal para a realização das obras de grande porte. E temos obtido boa resposta do Estado e da União”, destaca o Prefeito Arlei, acrescentando que a demora se deve ao processo burocrático, que é lento. Além disso, em muitas licitações nenhuma empresa comparece para apresentar proposta nas tomadas de preço.   
Porém, para garantir o acesso de moradores e o escoamento da produção agrícola, a Prefeitura, em parceria com as comunidades, construiu pontes provisórias, utilizando eucalipto e pranchões, em Santa Rita – de acesso ao cemitério local, e em Cruzeiro, no 2° Distrito.
As pontes provisórias do Cartório, em Providência; do Madruga, na estrada da Granja Mafra; duas pontes na comunidade de Canjiquinha em Água Quente, todas no 2º Distrito, além das pontes do Calado e do Canudos, em Vieira, no 3º Distrito, são outras pontes provisórias que foram construídas emergencialmente pela Prefeitura, em parceria com a comunidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário