segunda-feira, 5 de março de 2012

Google cria doodle para homenagear Villa-Lobos

O Google faz uma homenagem nesta segunda-feira ao 125º aniversário de nascimento do maior maestro e compositor da música erudita do Brasil, Heitor Villa-Lobos. Ele, que também é conhecido como um revolucionário que provocou um “rompimento” com a música acadêmica no Brasil, compôs mais de mil obras.

O compositor nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1887. Seu pai, Raul Villa-Lobos, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, incentivou Heitor ainda pequeno na música ao presenteá-lo com uma viola adaptada.

Villa-Lobos tentou derrubar o muro que separa o estilo clássico do popular. Ao contrário da tradição, ele buscou na música indígena e no folclore elementos para suas composições.

O compositor realizou viagens pelo norte e nordeste do Brasil e ficou impressionado com os instrumentos musicais e as cantigas de roda. Suas experiências resultaram em “O Guia Prático”, uma coletânea de canções folclóricas destinadas à educação musical nas escolas.

Em 1931, o maestro organizou uma concentração orfeônica chamada “Exortação Cívica”, com 12 mil vozes. Após dois anos assumiu a direção da Superintendência de Educação Musical e Artística. Desde então, a maioria de suas composições se voltou para a educação musical. Em 1932, o presidente Vargas tornou obrigatório o ensino de canto nas escolas e criou o Curso de Pedagogia de Música e Canto. Em 1933, foi organizada a Orquestra Villa-Lobos.
Entre as composições mais conhecidas do maestro são:  "Cair da Tarde", "Evocação", "Miudinho", "Remeiro do São Francisco", "Canção de Amor", "Melodia Sentimental", "Quadrilha", "Xangô", "Bachianas Brasileiras", "O Canto do Uirapuru", "Trenzinho Caipira".

Doodles

Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google, geralmente utilizadas para celebrar feriados, aniversários e grandes acontecimentos da história. Até agora, mais de mil intervenções foram criadas.

O Google já utilizou os doodles para homenagear grandes cientistas, artistas e políticos, além de celebrar datas de âmbito nacional e internacional. Muitas das intervenções extrapolam a ideia inicial de homenagem e se tornam logos interativos, como o pequeno jogo de Pac Man, criado em maio de 2011, em homenagem aos 30 anos do clássico game.

Outro doodle que fez sucesso foi a guitarra interativa, em comemoração ao guitarrista americano Les Paul, que faria 96 anos se estivesse vivo, em junho do ano passado. O logo se transformou em uma guitarra interativa, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima das cordas. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário