quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Presidente do PSDB/Teresópolis, Alexander Paim, fala sobre os rumos políticos da cidade e sua recuperação.

Presidente do PSDB, Alexandre Paim, na abertura da palestra sobre
Gestão Pública no CEAC.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: Alexandre, qual é a sua análise do quadro político hoje em Teresópolis? 

A cidade hoje ainda vive uma expectativa em relação à eleição suplementar. Essa expectativa, já bastante prolongada, prejudicou muito a cidade. A própria administração publica ficou com mais dificuldade para gerar resultados. Na condição de interino, faltou legitimidade sobre o cargo para que o prefeito Arlei pudesse implementar ações mais consistentes, ficando, na verdade, à mercê de certas manobras políticas. Isso impede até uma análise mais realista de como seria a sua gestão. Se tivessem ocorrido eleições diretas, hoje nós teríamos uma possibilidade melhor para analisar o atual governo. Até para se fazer uma projeção para o pleito de outubro, as possíveis alianças, etc.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: Como a população vê hoje a movimentação política da cidade? 

Ronaldo, não vou usar de meias palavras. É com desconfiança mesmo. Infelizmente, esse é o fruto amargo da má gestão de um governo que prometeu tudo e não fez nada, o governo Jorge Mário. Isso desencadeou um grande movimento de insatisfação e descrença em todas as classes sociais. As pessoas apostaram todas as fichas numa mudança que nunca chegou a acontecer. A decepção foi enorme. Por outro lado, muitos cidadãos teresopolitanos mudaram sua maneira de encarar a política, passando a se interessar mais pelo assunto, assumindo posturas de responsabilidade social que antes não tinham.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: Qual a saída para essa situação hoje? O que precisa ser feito? 

Falando politicamente, nosso momento é de união, apesar das naturais divergências politico-partidárias. É importante ressaltar que a oposição tem um papel fundamental no processo político, porém ela deve ser articulada com embasamento e expressar-se de forma construtiva, coibindo os abusos e aparando arestas de formas a viabilizar soluções e não apenas para denegrir como muitos preferem fazer. Isso não ajuda em nada o desenvolvimento da cidade.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: E qual é a posição do PSDB nesse momento em que as indefinições parecem maiores do que as certezas? 

O PSDB esta se preparando de forma consistente para as eleições de outubro. Nós tivemos uma expectativa em relação às eleições suplementares onde estávamos indicando o vice do Arlei. Como a mesma não ocorreu, estamos reestudando o posicionamento do partido, haja vista que temos bons nomes no quadro partidário que poderiam ser lançados ao cargo majoritário, se for o caso.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: E com relação a nominata de vereadores do PSDB? O que poderia nos dizer? 

Nós estamos, como já disse, com um grupo muito bom, pessoas que foram convidadas, sobretudo, pela sua conduta de vida, na expectativa de que, caso consigamos êxito, possamos ter certeza de estarmos representando bem o partido e a população de Teresópolis. Estamos muito preocupados com aspectos éticos e com a preparação dos nossos candidatos.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: Alexandre Paim, na sua visão quais seriam os principais desafios a serem enfrentados pelo próximo governo? 

Respondendo de uma forma sucinta, o primeiro passo é concretizar a recuperação econômica do município através de medidas inteligentes e enérgicas. Depois, oferecer uma solução definitiva para a questão das vítimas da tragédia, pois esta situação não pode mais permanecer como esta. Tanto o governo do Estado, quando o Governo federal, fizeram muitas promessas, mas até agora nada saiu do papel. É preciso moralizar os procedimentos, planejar melhor e agir com mais efetividade para que os resultados apareçam.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: Suas últimas palavras para terminarmos essa entrevista.

Eu quero dizer que é lamentável que as coisas tenham chegado a esse ponto. A população teresopolitana sofreu muito. Já não bastassem os problemas políticos que levaram a cassação de um prefeito e a morte surpreendente de outro, tivemos também uma tragédia considerada uma das maiores catástrofes naturais do planeta. Mas a lamentação deve ceder seu lugar a esperança. Ninguém aqui quer marcar-passo. Eu acredito que nós devemos ser mais pró-ativos, revertendo esse processo com muito trabalho e força de vontade. Para isso, o próximo prefeito terá que ter um pulso forte, enxugar os custos da máquina administrativa e cobrar resultados dos seus gestores em todos os escalões.

Nenhum comentário :

Postar um comentário