segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NOVA FRIBURGO POSSUI MAIOR AUDIOTECA DO INTERIOR DO ESTADO

Nova Friburgo é a única cidade do interior do Estado do Rio que possui uma audioteca com dois mil títulos no acervo da Biblioteca Municipal. A informação é do secretário Pró-Leitura, professor e escritor Álvaro Ottoni. O acervo, voltado e aberto para todos aqueles  que são deficientes, possui obras da literatura mundial e nacional, títulos didáticos como física, química, matemática, geografia, história, português além de romances, ficção científica,entre outros.

FOTO: Daniel Marcus

O secretário disse ainda que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Pró-Leitura, realizou um convênio com a Audioteca Sal e Luz, maior do Brasil,” A Sal e Luz montou uma audioteca com oito aparelhos de som e dois mil títulos  que são atualizados constantemente. Um dos exemplos que posso citar é o livro ‘O caçador de Pipas’ que já está disponível para os associados que poderão levar por empréstimo ou ouvir na própria biblioteca”, afirmou.
Álvaro Ottoni informou que as pessoas interessadas em se associarem a Biblioteca Municipal devem levar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto. A carteirinha de associado é confeccionada imediatamente.
Alunos descobrem o mundo da Biblioteca
Para estimular a freqüência da Biblioteca Municipal a Secretaria Pró-Leitura implantou um roteiro de visitação em que alunos das escolas  públicas e particulares de Nova Friburgo possam conhecer a Biblioteca. “ Agendamos várias escolas para uma visita guiada, onde os alunos visitam todas as nossas dependências, a audioteca, a sala de braile, a área técnica, o depósito, a sala de ciência, pesquisa, empréstimo, e assim conhece o funcionamento do setor.”, disse o secretário.

FOTO: Daniel Marcus
Além da visita, as crianças participam também na Sala de Leitura Carlito Marchon, de um show de contação de histórias com Lúcia Palomo, Gabriela Ribas e Álvaro Ottoni. “A arte milenar da contação de história é a mais poderosa ferramenta de incentivo à leitura. Após a criançada ter sido sensibilizada pelo show de histórias elas entram na biblioteca, que  hoje tem o maior acervo do interior do Estado do Rio de Janeiro. Na audioteca ouvem livros falados, na de Braile experimentam passar o dedinho pelos livros, na área técnica tomam conhecimento de como eles são catalogados, e se informam sobre os diversos gêneros literários, ficção, poesia, contos e assim se tornam mais íntimos dos livros”,declara Álvaro Ottoni.
As escolas interessadas em participar dessa verdadeira viagem pelo livro podem  agendar  a visita através dos telefones 2521-1761 ou 2522-3795, com a atriz e contadora de história Lúcia Palomo ou pessoalmente na Rua Farinha Filho, 50, centro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário