quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ação de combate ao fumo acontece neste domingo, 27, na Feirinha do Alto


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realiza neste domingo, 27, das 9h às 15h, na Feirinha de Teresópolis, no Alto, uma ação de conscientização sobre o tabagismo. Na ocasião, os interessados poderão fazer o Teste de Fagerstrom, questionário de avaliação que aponta o grau de dependência à nicotina, e se cadastrar para participar do Programa de Controle do Tabagismo do município. Além disso, serão distribuídos panfletos sobre o assunto. A atividade acontece no Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma das principais doenças decorrentes do fumo.


“Vamos aproveitar a data para sensibilizar as pessoas sobre os malefícios do cigarro e para incentivar os fumantes a aceitarem ajuda para conseguir vencer o vício. Este é o objetivo do nosso programa, que tem encontros semanais durante três meses. A partir daí, a pessoa deve seguir com a fase de manutenção, com reuniões mensais e duração de um ano e meio, para evitar a recaída”, explica a Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo de Teresópolis, Márcia Sayão.


O programa funciona na Secretaria de Saúde, na Tijuca. Para se inscrever, basta ligar para a  Divisão de Programas, no número (21) 2743-1726, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.


Malefícios do cigarro

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. O cigarro contém 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes. Além de câncer de pulmão, boca, faringe e estômago, o fumo pode acarretar problemas cardíacos e respiratórios, entre outras complicações. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário