quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Abertas as inscrições para 42 vagas no Espaço Mulher em Teresópolis


O Espaço Mulher funciona na Praça de Santa Teresa

Publicado em Diário Oficial nesta terça, 22, o edital de inscrição para o preenchimento de 40 vagas para empreendedoras de artesanato e duas vagas para o ramo de alimentação no Espaço Mulher. Trata-se da Feira Feminista criada pela Prefeitura em 2009, dentro da política de valorização e promoção da mulher e focada no empreendedorismo solidário feminino. Com cerca de 50 expositoras, o Espaço Mulher funciona nos fins de semana e feriados na Praça Baltasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, com opções de confecção, artesanato e gastronomia. Além de incentivar a criação de negócios, a feira é uma opção de lazer oferecida à população e visitantes.  


Para a Secretária dos Direitos da Mulher, advogada Joselice Cerqueira, esta é uma importante oportunidade voltada para a autonomia financeira e o aumento da renda familiar. “Convido as mulheres que fazem artesanato para participar dessa seleção, inclusive as que forem vítimas de violência doméstica e as atingidas pela tragédia de 12 de janeiro. Todas serão bem acolhidas”, conclama Joselice Cerqueira.

Inscrição

Pode se inscrever toda mulher maior de 18 anos que realize trabalhos artesanais e resida, no mínimo, há um ano em Teresópolis. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de dezembro, mediante a retirada do edital na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher (Rua Heitor de Moura Estevão, 279 – Várzea), de segunda a sexta, de 10h às 17h, onde será preenchido formulário próprio. Para o cadastro, a candidata deve apresentar original da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Com o objetivo de diversificar as opções oferecidas ao público e contemplar empreendedoras que investem em outros tipos de produção, não serão aceitas inscrições para trabalhos artesanais nas áreas de crochê, tricô, bijuteria de montagem, MDF, arte francesa, biscuit e pano de prato.

Seleção

As artesãs que se inscreverem terão os seus trabalhos avaliados por uma comissão, que analisará critérios como criatividade, originalidade e técnica, habilidade artesanal e transformação da matéria. Também será avaliado se o produto atende os princípios e valores das feiras de economia solidária, que pregam o respeito ao meio ambiente e a prática de preço justo pela produção. Para comprovar a autoria de seus trabalhos, as candidatas deverão elaborar o artesanato escolhido diante da comissão, que poderá marcar visitas domiciliares a fim de verificar se a expositora efetivamente realiza a produção.

A seleção acontecerá entre os dias 12 e 15 de dezembro, na sede da Secretaria dos Direitos da Mulher, em horários previamente agendados com as artesãs que tiverem sido pré-selecionadas e convocadas para entrevista. As candidatas aprovadas que tenham preenchido todas as formalidades do Edital começarão seu trabalho na Feira Feminista Espaço Mulher no dia 17 de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria dos Direitos da Mulher pelo telefone 2643-4741. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário