quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Vargem Grande vai receber um Núcleo Comunitário de Defesa Civil

A localidade de Vargem Grande, no 3º Distrito, será a próxima a receber um NUDEC (Núcleo Comunitário de Defesa Civil). Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, o curso preparatório acontece de segunda-feira, 9, até sexta-feira, 13, com exceção da terça-feira, a partir das 19h, na Escola Municipal Profª Neidy Angélica de Souza Coutinho (Rua Manoel da Rosa Filho, s/nº Vargem Grande).
O objetivo é organizar e preparar a comunidade local para atuar na prevenção de acidente e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada de órgãos oficiais de socorro.
“Os NUDEC´s são compostos por grupos comunitários que participam de atividades de defesa civil como voluntários. Eles são fundamentais para a instalação do núcleo nos bairros e localidades, por isso, convidamos os moradores para que participem do curso, que visa preparar e conscientizar a população sobre como agir nos períodos de chuva. Para participar, basta comparecer à Escola Neidy Angélica, na segunda, dia 9”, pontuou o secretário municipal de Defesa Civil, Cel. Roberto Silva.
O curso detalha o projeto de instalação dos NUDEC´s e orienta os moradores a monitorar as condições climáticas através da internet, para que percebam quando há previsão de chuva forte com risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. Os voluntários aprendem ainda sobre a confecção/leitura de pluviômetros e noções de primeiros socorros, entre outros assuntos relacionados.
Além do certificado, os participantes recebem mochila, capas de chuva, lanternas e camisetas de identificação. O programa de instalação dos núcleos de Defesa Civil prevê também a entrega de rádio-comunicador e/ou telefone celular aos voluntários, para que mantenham contato direto com a Defesa Civil Municipal em caso de emergência.