Jorge Dodaro, presidente do Elos Clube, Delmo Ferreira, presidente da ATL, Alice Nunes e Secretário Wanderley Peres |
Anfitrião da Semana Literária e presente aos três dias de evento, o Secretário de Cultura e também acadêmico, Wanderley Peres, comemorou. “Com a I Semana Literária, plantamos uma semente importante. Uma experiência que nos capacita para a realização de um evento de maior porte em prol da literatura nos próximos anos”, disse.
Também foi atração no primeiro dia o lançamento coletivo de livros e noite de autógrafos, realizados na Sala de Dança e no hall da Casa de Cultura. Nove escritores de Teresópolis se reuniram no evento e mostraram seus trabalhos, antigos, novos e até futuros, ainda em fase de finalização. Participaram os autores Ivanil de Resende, Clara Waisman, Nelli Pampillon, Lucinda dos Santos da Silva, Luiza Brault, Norma Freitas, Delmo Ferreira, Fernando Mello e Mario Jorge Aranha.
O compositor PC de Si foi o grande vencedor da noite, com o soneto ‘Além das fronteiras’. “Me sinto muito feliz em estar aqui. Poder estar aqui perto de todos estes mestres da palavra é uma honra. E me sinto muito emocionado por vencer. Só tenho a agradecer por esta bela iniciativa. Estão de parabéns os organizadores”, comentou PC.
PC foi o vencedor do concurso de sonetos. |
Em segundo lugar, ficou o soneto ‘Soneto da tarde esquecida’, de Margareth Rech. E em terceiro, o soneto ‘Renovação’, de Ilbelis Esteves de Almeida. O prêmio de melhor intérprete da noite foi para a cineasta Regina Carmela, que declarou o poema ‘Soneto da felicidade’, de Luciano Couto, um dos finalistas.
Os seis finalistas, somados a outros 12 sonetos selecionados pela comissão julgadora vão integrar uma antologia, a ser publicada pela Secretaria de Cultura, com os melhores sonetos do concurso, incluindo foto e biografia dos autores.
A final do Concurso de Sonetos contou ainda com a admirável apresentação do violonista Geremias Cruz. Titular do curso de violão da Secretaria de Cultura, Geremias apresentou sucessos de Dilermando Reis, Francisco Tárrega e Villa-Lobos, entre outros. Logo depois, teve a parceria da cantora Martha Rocha e, juntos, interpretaram clássicos como ‘O mundo é um moinho’, de Cartola’, e ‘Lua Branca’, de Chiquinha Gonzaga.
Já no sábado, 30, encerrando a Semana Literária, a noite foi dedicada à Academia Teresopolitana de Letras, com a realização da cerimônia de entrega das medalhas de Prata e de Ouro da ATL. Anfitrião da noite, o presidente Delmo Ferreira falou sobre a homenagem. “Este evento encerra as atividades da ATL em 2013 e é com grande orgulho que acontece durante a I Semana Literária, iniciativa excelente que, mesmo ainda sendo um embrião, tem todo o nosso apoio. Que esta seja a primeira de muitas”, elogiou.
Professora Adalgisa de Carvalho e os finalistas Giulia Correa, Ozair Furtado, representando Moema Tavares, e Luciano Couto |
Finalizando a noite e encerrando as atividades da I Semana Literária, o público assistiu uma performance de seresta, protagonizada pelo violonista Rogério Barros e o cantor Paulo Carminatti. ‘As rosas não falam’, Resposta ao tempo’ e ‘Carinhoso’ fizeram parte do repertório da apresentação, que teve ainda a participação especial de Delmo Ferreira, com ‘Paz do meu amor’.
Agregando valor à Semana Literária, foram realizadas também na Casa de Cultura, durante o dia, ações do projeto Chega Mais Leitura, promovido pela Secretaria de Educação. As atividades incluíram realização de palestra, biblioteca na rua, contação de histórias e oficinas.
Nenhum comentário :
Postar um comentário