quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Resumo da 1ª Semana Literária de Teresópolis

Jorge Dodaro, presidente do Elos Clube,
Delmo Ferreira, presidente da ATL,
Alice Nunes e Secretário Wanderley Peres
Realizada entre os dias 28 e 30 de novembro, a I Semana Literária de Teresópolis reuniu grande público na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o evento contou com três dias de atividades ligadas à palavra escrita e à literatura, com a participação de diferentes entidades e personalidades. Palestra, exposição de Artes Visuais, Noite de Autógrafos, a final do Concurso de Sonetos e entrega de medalhas da Academia Teresopolitana de Letras (ATL) fizeram parte da programação.
Anfitrião da Semana Literária e presente aos três dias de evento, o Secretário de Cultura e também acadêmico, Wanderley Peres, comemorou. “Com a I Semana Literária, plantamos uma semente importante. Uma experiência que nos capacita para a realização de um evento de maior porte em prol da literatura nos próximos anos”, disse.
Na abertura do evento, dia 28, foi realizada a palestra ‘A estratégia mental no jogo da vida’, promovida pela Fundação Logosófica, seguida da visitação à mostra de artes visuais Arte Lida, montada na galeria da Casa de Cultura especialmente em função da Semana Literária. Foram 12 artistas participantes, que levaram para as artes plásticas o universo literário: Beth Bilé, Clélia Brito, Eneida Telles, Lydia Haydee, Marcia Tayt-Sohn, Renato Bordini, Ricardo Guarilha, Ruth Bilé, Vagner Queiroz, Vânia Catarina, Vânia Azamor e Vanessa Barini.
Também foi atração no primeiro dia o lançamento coletivo de livros e noite de autógrafos, realizados na Sala de Dança e no hall da Casa de Cultura. Nove escritores de Teresópolis se reuniram no evento e mostraram seus trabalhos, antigos, novos e até futuros, ainda em fase de finalização. Participaram os autores Ivanil de Resende, Clara Waisman, Nelli Pampillon, Lucinda dos Santos da Silva, Luiza Brault, Norma Freitas, Delmo Ferreira, Fernando Mello e Mario Jorge Aranha.
Na noite de sexta-feira, 29, a programação continuou e o ponto alto do evento foi a final e a entrega da premiação do Concurso de Sonetos da Cultura, que teve como patrono o poeta Vinicius de Moraes. Na ocasião, os seis sonetos finalistas foram declamados por seus intérpretes e avaliados pela comissão julgadora, formada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Delmo Ferreira, a chefe do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, Regina Rebello, a professora Adalgisa de Carvalho e o diretor do Colégio Euclydes da Cunha, José Nildo Amorim.
O compositor PC de Si foi o grande vencedor da noite, com o soneto ‘Além das fronteiras’. “Me sinto muito feliz em estar aqui. Poder estar aqui perto de todos estes mestres da palavra é uma honra. E me sinto muito emocionado por vencer. Só tenho a agradecer por esta bela iniciativa. Estão de parabéns os organizadores”, comentou PC.
PC foi o vencedor do concurso de sonetos.
Em segundo lugar, ficou o soneto ‘Soneto da tarde esquecida’, de Margareth Rech. E em terceiro, o soneto ‘Renovação’, de Ilbelis Esteves de Almeida. O prêmio de melhor intérprete da noite foi para a cineasta Regina Carmela, que declarou o poema ‘Soneto da felicidade’, de Luciano Couto, um dos finalistas.
Os seis finalistas, somados a outros 12 sonetos selecionados pela comissão julgadora vão integrar uma antologia, a ser publicada pela Secretaria de Cultura, com os melhores sonetos do concurso, incluindo foto e biografia dos autores.
A final do Concurso de Sonetos contou ainda com a admirável apresentação do violonista Geremias Cruz. Titular do curso de violão da Secretaria de Cultura, Geremias apresentou sucessos de Dilermando Reis, Francisco Tárrega e Villa-Lobos, entre outros. Logo depois, teve a parceria da cantora Martha Rocha e, juntos, interpretaram clássicos como ‘O mundo é um moinho’, de Cartola’, e ‘Lua Branca’, de Chiquinha Gonzaga.
Já no sábado, 30, encerrando a Semana Literária, a noite foi dedicada à Academia Teresopolitana de Letras, com a realização da cerimônia de entrega das medalhas de Prata e de Ouro da ATL. Anfitrião da noite, o presidente Delmo Ferreira falou sobre a homenagem. “Este evento encerra as atividades da ATL em 2013 e é com grande orgulho que acontece durante a I Semana Literária, iniciativa excelente que, mesmo ainda sendo um embrião, tem todo o nosso apoio. Que esta seja a primeira de muitas”, elogiou.
Professora Adalgisa de Carvalho e os finalistas
Giulia Correa, Ozair Furtado, representando
Moema Tavares, e Luciano Couto
Finalizando a noite e encerrando as atividades da I Semana Literária, o público assistiu uma performance de seresta, protagonizada pelo violonista Rogério Barros e o cantor Paulo Carminatti. ‘As rosas não falam’, Resposta ao tempo’ e ‘Carinhoso’ fizeram parte do repertório da apresentação, que teve ainda a participação especial de Delmo Ferreira, com ‘Paz do meu amor’.
Agregando valor à Semana Literária, foram realizadas também na Casa de Cultura, durante o dia, ações do projeto Chega Mais Leitura, promovido pela Secretaria de Educação. As atividades incluíram realização de palestra, biblioteca na rua, contação de histórias e oficinas.