terça-feira, 23 de abril de 2013

Resumo da Reunião do CONLEST - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, do dia 19 de abril.


Na última reunião do CONLEST - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, o município de Teresópolis esteve representado, a pedido do Prefeito Arlei Rosa que cumpria agenda junto ao Governo do Estado, o coordenador de meio ambiente de Teresópolis, professor Leandro Coutinho, que chegou ao local 30 minutos antes do início da reunião. Leandro foi portador de um documento elaborado pela prefeitura, elencando as prioridades da cidade em relação à contrapartida da Petrobrás junto aos municípios afetados pela contrução do Complexo Petroquímico de Itaboraí. Dentre essas prioridades, estão investimento em Habitação e saúde - contrução de casas populares e novos postos para atendimento à população.

Durante a reunião, ficou agendado que os reprentantes do CONLESTE E DA ADELEST - Associação de Desenvolvimento do Leste Fluminense, respectivamente: Prefeito de Itaboraí, Helil Cardoso, presidente do CONLESTE; Prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa, vice-presidente do CONLESTE; o prefeito de Magé, Nestor Vidal, presidente da ADELESTE, e a prefeita de Saquarema,Franciane Motta, vice-presidente da ADELESTE, estarão se reunindo para elaborar um documento final contendo todas as prioridades dos municípios, documento esse que será entregue, numa primeira etapa, a presidência da Petrobrás e ao Governador do Estado, Sérgio Cabral. A data desse encontro não foi marcada durante a reunião, ficando o presidente do CONLESTE, Helil Cardoso, de contatar diretamente, e o mais rápido possível, os outros 3 representantes para agendamento.

Biólogo Leandro Coutinho, sentado com o braço direito sobre a mesa.
No dia 10 de maio, a partir das 9h, no Centro de Integração da Petrobras, em São Gonçalo, representantes da estatal estarão apresentando suas contrapartidas para amenizar os impactos da construção do Complexo Petroquímico,já cientes das reivindicações de cada município.

Foi também assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o COMLESTE e a SEDRAP - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, através do Secretário Felipe Peixoto, com o objetivo de promover a integração de políticas públicas e apoio técnico de interesse dos 15 municípios e a elaboração de um Plano Diretor de estruturação Territorial do Leste Fluminense – PET.



Professor leandro Coutinho, Coordenador de Meio
Ambiente em Teresópolis




Nenhum comentário :

Postar um comentário