segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ética no Uso de Animais: profissionais do UNIFESO zelam pelo respeito nas pesquisas

Professor Alcides Pissinati

A Reitoria do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) renomeou, para o biênio de 2013-2015, os membros da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), mantendo o professor Alcides Pissinatti como coordenador e a professora Denise Mello Bobany como vice-coordenadora – ambos docentes do curso de Medicina Veterinária. 
Na história da ciência, o uso de animais em pesquisas sempre esteve presente no âmbito da produção científica, que a cada ano vem avançando mais no Brasil na área de Saúde. 
O professor Alcides explica que estes estudos se fazem necessários até hoje para a ciência, no entanto defende que devem ser conduzidos dentro da ética, considerando o zelo que o profissional deve ter pelo bem-estar do animal, poupando-o e protegendo-o ao máximo em respeito ao organismo que se está utilizando, da mesma forma que se deve ter com seres humanos. 
O professor lembra que o cuidado se estende também à utilização de peças e animais mortos, para que não aconteça o uso indevido dos mesmos. Para estes casos também se deve consultar a comissão, na busca de informação e conhecimento da procedência do material a ser utilizado. “É uma forma de coibir o tráfico de animais, por exemplo”, justificou o professor.