domingo, 20 de janeiro de 2013

Teresópolis: Ideb revela mais uma vez o crescimento da Educação no município. Estimativa para o ano já foi ultrapassada.

Eu  e o professor José Leonardo Vasconcellos de Andrade no Hotel Higino,
quando este recebia homenagem em sessão Solene da Câmara. 

De acordo com a meta projetada para municípios e estados no Ideb 2013 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Teresópolis já ultrapassou a estimativa para este ano, que é de 5.0, pois em 2011, a cidade alcançou 5.7 pontos. Esse resultado é maior do que o esperado para 2017, de 5.5 e próximo ao projetado para 2019, de 5.8. Assim, a cidade já bateu a meta estipulada para daqui a 4 anos.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o resultado comprova que a educação municipal está no caminho certo. “Teresópolis está quatro anos adiantada na meta do Ministério da Educação. A cidade nunca foi tão reconhecida por sua qualidade na Educação e isso nos enche de orgulho. Os investimentos feitos estão dando resultados e a cidade pode se orgulhar de ter uma das melhores redes de ensino do Estado. Nossa meta é continuar a investir para podermos avançar sempre”, declarou o Secretário.

O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e em taxas de aprovação. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos.

No indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Atualmente, Teresópolis ocupa a terceira posição estadual no primeiro segmento. Algumas escolas municipais ainda conseguiram destaque entre o ranking das Melhores Escolas do Estado em 2011, como o caso da Escola Municipal Antônio Santiago, no Alto, que ficou na 16ª posição em todo o Rio de Janeiro, alcançando a nota de 7,3. Outras escolas de Teresópolis bem colocadas foram a Escola Municipal Maria da Glória Gonçalves, em Imbiú, e Ginda Bloch, no Alto.