sábado, 26 de janeiro de 2013

Educação vai realizar nova Jornada Pedagógica

Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos,
e suas diretoras Carmen Mouteira e Carla Rabello

Com o tema “Cores, Formas Letras e Movimentos: Brasilidade em 200”, a Secretaria Municipal de Educação vai promover de 28 a 30 de janeiro a Jornada Pedagógica 2013. O objetivo é fazer um balanço do ano de 2012 e apresentar as diretrizes para 2013, bem como abordar temas sobre metodologias de trabalhos e organização administrativa, entre outros. Serão oferecidas palestras e oficinas temáticas para os educadores da Rede Municipal de Ensino na Escola Municipal Professora Neidy Angélica de Souza Coutinho, em Vargem Grande.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o principal objetivo da Jornada Pedagógica é oferecer aos educadores subsídios que permitam organizar o novo ano letivo, com base em um planejamento que atenda as necessidades da escola, da comunidade e dos próprios educadores.
“Nossos profissionais são o maior patrimônio da Educação Municipal e devem ser tratados como tal, sendo valorizados e estimulados cada vez mais. Entendemos que o exercício da docência não pode se resumir à aplicação de modelos previamente estabelecidos, ele deve dar conta da complexidade que se manifesta na prática concreta do trabalho desenvolvido pelos professores”, avalia o Secretário de Educação.
Com extensa programação, que acontecerá nos três dias entre 8h30 e 17h30, a Jornada Pedagógica vai contar com apresentações, oficinas pedagógicas e palestras diversas. Entres estas, as mais esperadas são a do Professor Marcos André Torres dos Santos. Psicólogo, pedagogo, psicanalista clínico e pós- graduado em Tecnologia Educacional, ele abordará o tema “As demandas da escola de hoje e as transformações da Educação para um futuro melhor”. Outra palestrante é a Professora Dilcelina da Silva Faria. Mestra em Pedagogia, ela abordará “Os Desafios e Possibilidades na Gestão Escolar”.
“A Secretaria de Educação preparou esse encontro com muito carinho e atenção. É um momento que pretende refletir o que foi válido e colocá-lo na perspectiva das mudanças necessárias. Pretendemos iniciar nosso ano letivo articulando ainda melhor as questões pedagógicas e administrativas, para que esses dois aspectos da Educação caminhem mais próximos, garantindo o sucesso e a permanência dos alunos na escola”, destaca Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Educação.
PROGRAMAÇÃO:
Segunda-feira, 28 de Janeiro
8h30 - Credenciamento
9h - Apresentação Cultural
9h30 - Boas Vindas - Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos
10h. - Organização SME 2013 – Professora Carmen Lucia Mouteira Rodrigues Guarilha
10h30 - Apresentação do Projeto Anual – Professora Carla Rabello Ferreira
12h - Almoço
13h - Oficinas
15h30 - Café Temático
16h - Apresentação das Oficinas
 Terça-feira, 29 de Janeiro
8h30 – Abertura
9h - Apresentação Cultural
9h30 - (1º Segmento): Metodologia de Projetos e Trabalhos – Professoras Carla de Cunto Carvalho e Daniele Portela Antunes
(2º Segmento): Adolescer... Processo Natural de Desenvolvimento Humano - Conflitos e Soluções – Professora Erika Neves
(Educação Infantil): Apresentação da Proposta Pedagógica de Educação Infantil – Professoras Luana da Conceição de Oliveira e Ana Paula Nery Gomes de Mattos Fundão
11h30 - Almoço
13h - (1º Segmento): Apresentação da Proposta Pedagógica - Professoras Mª Cristina Esteves, Edma Correa Fernandes e Gisela Guedes Duarte Silva
(2º Segmento e Educação Infantil): Metodologia de Projetos e Trabalhos – Professoras Carla de Cunto Carvalho e.Daniele Portela Antunes
Quarta-feira, 30 de Janeiro:
8h30 - Abertura
9h - Apresentação Cultural
9h30 - Palestra da Mestre em Pedagogia, Professora Dilcelina da Silva Faria - “Desafios e Possibilidades na Gestão Escolar”
12h - Almoço
13h - Palestra com o Psicólogo, Pedagogo e Técnico Educacional, Professor Marcos André Torres - “As demandas da escola de hoje e as transformações da educação para um futuro melhor”.