sábado, 26 de janeiro de 2013

Resumo da última Reunião do Conselho de Segurança de Teresópolis - 25/01


Em reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública realizada nesta sexta, 25, foi anunciada para breve a implantação de uma Delegacia Legal em Teresópolis. O terreno, localizado no bairro do Alto, foi desapropriado pela Prefeitura, e o início da construção da unidade policial depende de liberação de licença do INEA – Instituto Estadual do Ambiente.
Modernas e informatizadas, interligadas pela internet, as delegacias legais oferecem serviços de qualidade aos cidadãos e condições dignas de trabalho para os policiais. O programa também acaba com as carceragens nas unidades distritais, transferindo os custodiados (presos que aguardam o pronunciamento de sentença) para cadeias públicas, preparadas para prestar atendimento adequado aos presos temporários.
A instalação da 1ª Companhia de Polícia Militar no bairro São Pedro também foi abordada no encontro. O destacamento vai funcionar em dependência anexa ao Tiro de Guerra, unidade de formação da reserva do Exército no município.
Durante a reunião, o Secretário Municipal de Segurança, Marcos Antônio da Luz, destacou a importância das campanhas de educação no trânsito feitas regularmente pela Prefeitura, e que vêm contribuindo para a redução do número de acidentes.
Coordenado pelo presidente do Conselho, Nadim Kantara, e reunindo representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o encontro contou ainda com a presença do vice-presidente do Conselho de Segurança de Magé, Márcio Azevedo.
Quem também participou da reunião de trabalho foi a Coordenadora Geral dos Conselhos de Segurança do Estado de Rio de Janeiro, Major PM Cláudia Moraes, que está fazendo visita formal a todos os Conselhos em funcionamento no Estado.
Empossada em novembro último, a coordenadora disse que “está tomando pé” das atividades dos 61 conselhos existentes no Estado. Para ela, as instituições devem funcionar “como um espaço institucional para o diálogo entre a comunidade e a polícia”.
A convite do presidente do Conselho Municipal de Segurança, Nadim Kantara, o Comandante Geral da PM, Coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, deve participar da próxima reunião do Conselho, em 22 de fevereiro.