sábado, 15 de setembro de 2012

Teresópolis: Praça olímpica recebeu 180 participantes para os Jogos da Pessoa de Idade Sênior e Idosa nesta sexta, 14‏


Na manhã desta sexta-feira, 14, a Praça Olímpica, na Várzea, foi palco de mais uma edição dos Jogos da Pessoa de Idade Sênior e Idosa, o Jopisi. Realizado todo ano, o evento faz parte do Calendário Esportivo da Prefeitura e vem demonstrando que idade não é obstáculo para a atividade física. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer, a competição tem o objetivo de promover a integração entre as pessoas da terceira idade de todos os bairros, além de proporcionar uma qualidade de vida melhor através da atividade física.
Contando com a participação de 180 inscritos a edição 2012 do Jopisi teve as modalidades de corrida e caminhada de 25 metros, vôlei adaptado, caminhada em zig-zag, bola ao cesto, chute a gol e cabo de guerra. Para deixar as provas mais equilibradas, os participantes foram divididos por categoria masculina e feminina e por faixa etária, de 50 a 60 e de 61 em diante.
Para o Secretário de Esporte e Lazer, Alexandre da Trindade, a olimpíada é um projeto que estimula a prática do exercício físico, além de confraternizar os vários grupos de ginástica integrados ao programa de esportes da Prefeitura. “É com muito carinho que organizamos essa atividade. Eles são muito animados e usam este momento para celebrar muitas coisas como a amizade e o conhecimento, além de demonstrar que não há limite de idade para a prática esportiva”, comentou Alexandre.  
Segundo Marcelo ‘Gancho’ Quintanilha, subsecretário da pasta e também coordenador de esportes da secretaria, a competição gera muitos benefícios para a melhor idade. “Os problemas de saúde apresentados pelos alunos quando ingressam nos grupos de ginástica são inúmeros como tendinite, artrose, pressão alta, diabetes entre outros. Com o tempo, no entanto, podemos perceber nitidamente a diminuição dos sintomas, proporcionando bem estar, aumentando a autoestima e devolvendo a alegria de viver para muitos deles”, avaliou Marcelo.
A dona de casa Maria Lucia Quaresma, 64 anos, é uma das mais novas alunas dos grupos de ginástica da Prefeitura e fez questão de participar de várias modalidades do Jopisi. “Arrumei um tempinho para me cuidar e já estou me sentindo muito melhor. Não paro nunca mais de fazer ginástica. Faz bem pro corpo e pra alma”, disse Maria. Com duas medalhas, Varlene do Carmo Maia, 58, se considera uma vencedora. “Comecei a praticar exercícios físicos há dois anos com os grupos de ginástica da Prefeitura por causa de problemas de saúde. Hoje continuo com os medicamentos, mas minha saúde melhorou cem por cento e minhas dores sumiram”, comemorou.
Aposentado por invalidez, João Augusto de Andrade, 65, também deu testemunho dos objetivos alcançados pelos programas de atividade física da secretaria de Esportes. “Não dá para mensurar o que o esporte fez pela minha saúde e pela minha vida. Se não fosse a ginástica do professor Lizardo que faço toda semana, provavelmente, eu não estaria andando hoje”, contou João.