quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Educação em Teresópolis: Lançamento do DVD "Lugar de Criança é na Escola", composição de alunos da rede pública.

Pais e mães exibem o DVD

Alunos da Escola Municipal Estado de Israel, no Jardim Salaco, lançaram nesta terça-feira, 11, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima, o videoclipe musical “Lugar de criança é na escola”. Trata-se de um hip-hop escrito e interpretado pelos próprios alunos durante a oficina musical que faz parte do Programa Mais Educação, iniciativa do Governo Federal que aumenta o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar. Na ocasião, foram distribuídos DVDs do clipe para o público presente ao evento.
 Durante o lançamento, os alunos integrantes da oficina interpretaram canções escritas por eles, sob a supervisão do monitor voluntário Silvio dos Santos Silva, demonstrando sua capacidade crítica e talento. A solenidade contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, da Juíza Vânia Mara Nascimento, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, da Diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Educação, Carla Rabello, da Coordenadora do Programa mais Educação de Teresópolis, Marcia Maria Tavares, e da Diretora da Escola Estado de Israel, Maria do Rosário Fernandes. 
Monitor voluntário Silvio dos Santos, o Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos,
a Coordenadora do Programa, Marcia Maria Tavares, e a Diretora Maria do Rosário Fernandes
 
O Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Mais Educação em Teresópolis. “A Educação em tempo integral, ou em jornada estendida, passou a ser um grito social em nossa cidade. Isso porque nas nossas escolas, além da educação secular, temos cultura, música, lazer, enfim, aprendemos brasilidade. Nossa meta hoje é que todas as nossas escolas funcionem em jornada estendida”, disse o Secretário. 
"...não fazia ideia de como a educação no município era bem conduzida. “Parabenizo todos vocês. Hoje reconheço o quanto esse trabalho é árduo e exige amor" - Monitor voluntário Silvio dos Santos.
Agradecendo a parceria das escolas que participam do projeto antidrogas da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, a Juíza Vânia Mara Nascimento elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Sou mãe e sei que criar filhos é uma arte, porque a grande maioria de nossas crianças está conseguindo desenvolver espírito crítico e discernimento que as mantém afastadas das drogas. Parabéns ao trabalho desenvolvido por vocês”, congratulou.
O Programa Mais Educação foi criado em 2008 pelo Governo Federal para oferecer atividades complementares nas escolas públicas. Entre as alternativas estão ações ligadas ao acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica, dentre outros.
A Coordenadora do Mais Educação em Teresópolis, Marcia Maria Tavares, apresentou slides de algumas atividades do Programa, destacando que a Educação é um passaporte para o futuro. “Acredito na educação em tempo integral e de qualidade, já que ela gera outras oportunidades e a aprendizagem se faz por diversos canais, como a dança, a capoeira, o judô, o letramento e até mesmo o hip-hop, como vimos aqui”, apontou a Coordenadora.
O monitor voluntário Silvio dos Santos Silva, responsável pela oficina de hip-hop na Escola Estado de Israel, disse que antes de se envolver com o projeto não fazia ideia de como a educação no município era bem conduzida. “Parabenizo todos vocês. Hoje reconheço o quanto esse trabalho é árduo e exige amor. E convido todos os monitores e professores a se inspirarem em nosso exemplo e fazerem algo mais por essas crianças”, convocou.