domingo, 16 de setembro de 2012

5º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular acontece em Foz do Iguaçu

Ricardo Borges de Oliveira venceu ao arremessar seu celular a 99m e 17cm 

Sensibilizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo eletrônico é o que motivou, em Foz do Iguaçu (PR), o V torneio sul-americano de arremesso de celular, realizado neste domingo. Desde as 10h, mais de 400 pessoas se inscreveram - ao preço de 2kg de alimento não perecível - e lançaram seus aparelhos o mais longe possível. Os vencedores foram Ricardo Borges de Oliveira, com 99m e 17cm na categoria masculina, e Paola D'Ávila Cardoso, com 46m e 82cm, na feminina.
De acordo com o organizador do evento, Gabriel Antônio de Campos Neto, este ano foi alcançado o recorde de inscritos. "Na última edição foram 313 participantes", disse ele. Também neste domingo foi realizado o IV torneio mundial de arremesso de notebook, no mesmo local. O campeão na modalidade - que é conjunta para homens e mulheres - foi Calixto Avelino Junior, que atingiu a marca de 34m e 41cm.
O objetivo da competição, que aconteceu no Gramadão da Vila A, é chamar a atenção da população para a importância da destinação correta do lixo eletrônico e baterias, além de ajudar instituições de assistências de Foz do Iguaçu com os alimentos arrecadados no evento. "Este ano temos uma estimativa de cerca de 3 toneladas de alimentos arrecadados, que serão repassados a dez instituições", explicou o organizador.
As baterias dos eletrônicos são retiradas antes do "lançamento" para evitar contaminação e, ao final do torneio, o que sobra dos eletrônicos é enviado para uma cooperativa de reciclagem. Entre as premiações estão diárias em hotéis, passeios, jantares e outros, todos doados por entidades colaboradoras.