quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Teresópolis: Campanha de atualização da caderneta de vacinação continua até sexta, 24


Iniciada no último sábado, 18, a campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação infantil continua nos postos de saúde até esta sexta-feira, 24, com atendimento das 8h às 17h. A ação segue determinação do Ministério da Saúde e visa avaliar os casos de atraso na situação vacinal de rotina, de acordo com o novo calendário básico infantil. Isso porque passam a constar no calendário duas novas vacinas: a pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B) e a da poliomielite injetável. Por isso, é indispensável a apresentação do cartão de vacina.
No último sábado, Dia D da campanha, foram imunizadas em Teresópolis 3.535 crianças de zero a quatro anos, onze meses e 29 dias. Desse total, 648 não estavam com a caderneta em dia. “Consideramos esse resultado muito bom, visto que a maioria das crianças levadas aos postos estava com o esquema vacinal completo. Isso comprova o empenho dos profissionais de saúde e o compromisso dos pais, que reconhecem a importância da imunização”, destaca Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
Estão disponíveis para a ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG (contra a tuberculose), hepatite B, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche), pentavalente, a vacina oral e a vacina injetável contra poliomielite.