sexta-feira, 15 de junho de 2012

Projeto Hortas Verticais na Escola Municipal Paulo Freire


A monitora Jaqueline e a coordenadora
Cátia Cilene
 
Em um mês onde o mundo inteiro se volta para o Brasil para discutir desenvolvimento sustentável e responsabilidade ecológica na conferência RIO+20, uma escola da área urbana de Teresópolis dá o exemplo realizando com seus alunos um interessante projeto de hortas verticais. Através do Programa Mais Educação, os alunos da Escola Municipal Paulo Freire, no Vale do Paraíso, vêm apreendendo na prática lições de cidadania, ecologia, coletividade, desenvolvimento sustentável e ciências.
A horta desperta muito interesse nos alunos.
O reaproveitamento de garrafas pet para o plantio de vegetais e a conscientização dos alunos para a importância da alimentação saudável são alguns dos pontos fortes desta ação, segundo o Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos. “O trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola Paulo Freire tem nos enchido de orgulho, já que aborda temas atuais e muito importantes para nossa sociedade. A equipe de monitoras, coordenadoras e direção está de parabéns”, enaltece o Secretário.
A Horta faz parte do Projeto mais Educação
De acordo com a Coordenadora do Programa Mais Educação na escola, professora Cátia Cilene Oliveira, a ideia surgiu através da sugestão de uma das monitoras do Laboratório de Ciências, Jaqueline, que pesquisou na internet e, junto com as outras monitoras, Thysan, Viviane e Roberta, desenvolveu o projeto junto aos alunos. “A atividade tem sido muito interessante, porque os alunos passaram a tomar conta de suas hortas. Não deixam ninguém mexer, mostrando o envolvimento deles com o projeto e desenvolvendo o hábito de cuidar do meio ambiente e de comer hortaliças, já que agora eles criaram outra relação com o alimento que eles mesmos plantam”, explica Cátia.


Nenhum comentário :

Postar um comentário