sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Projetos de preservação da Fauna silvestre são apresentados na Calçada da Fama


Funcionários do Parque nacional montando o mural de fotos.
Dando sequencia a campanha "Pássaro legal é pássaro solto", técnicos do Parque nacional da Serra dos Órgão realizaram nesta sexta-feira uma ação na Calçada da Fama, em Teresópolis para distribuir folhetos e orientar a população em relação as consequências de se manter em cativeiro animais da fauna silvestre. A ação também alertava quando a alto índice de atropelamento de animais na estrada, lembrando que é possível diminuir essa estatística redobrando cuidados na hora de trafegar. É o Projeto Fauna Viva, que além do Parque Nacional, conta com a participação ativa da CRT. Potes com animais mortos em atropelamento ficaram em exposição para que as pessoas pudessem sentir mais de perto o problema. Segundo o folheto distribuído pelos representantes do Projeto, algumas regras básicas devem ser observadas para diminuir o atropelamento de animais:

Respeitar a sinalização e os alertas às margens da rodovia; manter a velocidade permitida no percurso; reduzir a velocidade ao avistar um animal e dar preferência ao mesmo;  Não jogar restos de alimentos na rodovia ou no seu entorno porque isso atrai os animais, e em caso de atropelamento ou ao perceber animais na pista comunicar a CRT pelo telefone 21 - 2777-8300.

O que não é permitido em relação aos pássaros

Potes de conservação contendo animais atropelados na estrada.
Segundo o artigo 24 do Decreto 6.514 de 22 de julho de 2008, caçar, perseguir, apanhar, comercializar ou danificar espécimes da fauna silvestre prevê multa de até 5 mil reais por animal. Também não é permitido andar com pássaros (mesmo que registrados) pelas vias públicas, nem tampouco levá-los a lojas comerciais. Os animais poderão ser apreendidos e os proprietários poderão receber multa de até 5 mil reais.

A gaiola

O engaiolamento de pássaros é considerado um ato cruel, pois o pássaro atrofia os músculos das asas e canta de tristeza. Traficantes de animais silvestres costumam ser extremamente cruéis, pois furam os olhos dos pássaros para poder transportá-los mais facilmente. O crime pela captura e tráfico de pássaros pode levar a condenação de 6 meses  a um ano, além da multa. Veja mais fotos de como foi a ação e o mini-vídeo (celular) das explicações oferecidas aos interessados.


Pessoas interessadas em receber informações por e-mail, assinavam
o livro de registro..



Os potes contendo animais atropelados na estrada chamavam muito
a atenção das pessoas.

O mural de fotos também despertava muita curiosidade.


Técnico dando explicações sobre os animais recolhidos nas estradas
após atropelamento.

                                                                     Veja o vídeo.


Carro do ICMBio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário