terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fisioterapia e Acupuntura integram a Medicina Complementar oferecida no Município

O setor de Fisioterapia atende de 2ª a sexta.

Com cerca de 1.300 atendimentos por mês no município, a Fisioterapia e a Acupuntura disponibilizadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, são opções de tratamento da Medicina Complementar. Com resultados positivos comprovados, podem ser utilizadas para diversos tipos de patologias, como dores nas articulações e complicações nas vias respiratórias.
 O setor de Fisioterapia tem atendimento de segunda a sexta-feira e oferece tratamento para patologias nas áreas de Ortopedia, como fraturas; Reumatologia, como artrose e artrite; Neurologia, como AVE (Acidente Vascular Encefálico); e Pneumologia, como enfisema, pneumonia e asma.
 “A Fisioterapia trabalha através de meios físicos, com a utilização de frio, calor e exercícios, aliviando, por exemplo, as dores articulares e musculares. O tratamento visa à reabilitação e reintegração social do paciente”, pontuou Hamilton Féo de Oliveira, fisioterapeuta da Rede Municipal de Saúde há 21 anos.
 Acupuntura
Milenar medicina chinesa tem efeitos comprovados segundo
o Ministério da Saúde.
 Com eficácia comprovada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que listou 41 doenças que apresentaram excelente resultado com o tratamento, a acupuntura é indicada para diversas patologias, como distensão muscular, dor cervical, artrite reumatóide, acne, psoríase, rinite, asma, gastrite, cólica intestinal, hipertensão, enxaqueca, obesidade e diabetes. Além disso, também pode melhorar complicações psíquicas, como depressão, ansiedade e insônia e ajudar os homens com disfunção erétil e as mulheres com o alívio dos sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual).
 “A Medicina Chinesa busca reorganizar a saúde do paciente e sanar as dores físicas e emocionais. O objetivo principal é o seu bem-estar, através da melhoria de qualidade de vida”, explicou Siegfrid, médico acupunturista da Secretaria de Saúde, pontuando que pessoas que passam por cirurgias, acidentes ou algum trauma também podem ter indicação para a acupuntura.
 O atendimento de acupuntura acontece segunda e quarta, pela manhã e à tarde, e na quinta, pela manhã. A Fisioterapia funciona de segunda a sexta, na parte da manhã. Consultas com ortopedista acontecem na quinta-feira, no horário da manhã. Para maiores informações, o telefone da Medicina Complementar é (21) 2742-7272, ramal 228. O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Nenhum comentário :

Postar um comentário